ACS’s farão força-tarefa neste Dia D de combate à dengue

Itatiba está com agentes de saúde mobilizados para intensa ação casa a casa nesta sexta (01/03)

ACS’s farão força-tarefa neste Dia D de combate à dengue

Agente comunitária em ação contra dengue: reforçar informações sobre como eliminar o mosquito é fundamental para barra a doença (Crédito: Divulgação/PMI).

A Prefeitura de Itatiba, alinhada ao chamado do Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (01/03) promove uma ação especial entre os Agentes Comunitários de Saúde no combate à dengue. A Secretaria de Saúde informa que equipes de todas as unidades de saúde (postinhos) irão às ruas amanhã, fazendo visitas casa a casa, orientando a população no combate ao mosquito Aedes aegypti.

A mobilização nacional para o Dia D – Brasil unido contra a dengue, entre amanhã e sábado, prevê reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema ‘10 minutos contra a dengue’.

Para o sábado, data em que o governo federal está incentivando mais ações, Itatiba já estava com a nebulização das escolas e creches do Jardim das Nações, como parte dos trabalhos de combate à doença no bairro, intensificados nesta semana.

Nebulização

Também segue até o final de semana a nebulização de inseticida em imóveis no Jardim das Nações. Ele mata o mosquito Aedes aegypti já em fase adulta, barrando o ciclo de contaminação. A Prefeitura de Itatiba pede que a população colabore, permitindo a entrada dos agentes e a aplicação do produto – que é feita apenas nas áreas externas, num esforço que só rende frutos com a ajuda de todos.

Centro de Contingência

O Centro de Contingência aberto pela Prefeitura de Itatiba para dar mais rapidez no atendimento de casos suspeitos de dengue volta às atividades na próxima segunda-feira (04/03). Entre segunda e quinta-feira próximas, estará aberto das 16h30 às 20h, no ACE (Ambulatório Central de Especialidades) – SUS, no Jardim De Lucca.

Durante esse horário, médicos e profissionais de enfermagem atendem especificamente pessoas com sintomas de dengue, que contam com espaço de hidratação (onde tomam soro). Nos dois primeiros dias, 76 pessoas foram atendidas com suspeita de dengue.

Dengue no país

Atualmente, 17 estados estão com incidência de dengue em níveis acima do esperado histórico. Dessas, 15 estão com tendência crescente e espera-se que essa tendência siga pelo menos até o final de março, em boa parte do país.

Segundo o Ministério da Saúde, o controle da dengue está entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e exige ações de todas as esferas da gestão e participação ativa da população.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforça a mobilização em todo o país. “Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”, alertou.

Razões do aumento
Ainda segundo o Ministério da Saúde, o aumento no número de casos neste período do ano não era esperado, considerando as tendências históricas, que indicam o pico das epidemias entre março e abril. Os motivos para esta situação diferente do esperado têm raízes múltiplas, mas as alterações climáticas, em especial na época de chuvas, e a mudança nos sorotipos circulantes da dengue, são alguns dos principais fatores.