Ação Social, Trabalho e Renda realiza mais de 93 mil atendimentos em 2025

Entrega do novo prédio do Cras Corradini e Feirões do PAT estão entre destaques do ano

Ação Social, Trabalho e Renda realiza mais de 93 mil atendimentos em 2025
Feirão de Empregos do PAT, novidade em 2025, atraiu mais de mil pessoas em duas edições - agosto e outubro (Arquivo/PMI) 

 

A Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda da Prefeitura de Itatiba encerrou 2025 com resultados expressivos: mais de 93 mil atendimentos em diferentes serviços à população, programas e rede socioassistencial do município.

A pasta, que tem à frente o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno, consolida políticas públicas voltadas à proteção social, inclusão produtiva e fortalecimento de vínculos comunitários. 

Um dos grandes destaques do último ano foi o Feirão de Emprego do PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, realizado em duas edições, em agosto e em outubro, com intuito de aproximar empresas e trabalhadores, facilitando o primeiro contato com o recrutador. Cerca de mil pessoas compareceram para conferir as vagas e se candidatar. A ação contou com cerca de 40 empresas participantes.

Ao todo, durante o ano de 2025, o PAT Itatiba realizou 14.163 atendimentos, ofereceu 1.847 vagas, promoveu 8.059 encaminhamentos para entrevistas e registrou 571 colocações, além de 1.484 entradas de seguro-desemprego, um dos serviços que o PAT também realiza.

Outro grande destaque de 2025 é a entrega do novo prédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Núcleo Residencial João Corradini - Cras Olga Caramel Furlan, feita em outubro. Anteriormente, o público desta região tinha atendimento social no Centro Comunitário do Jardim Harmonia e pelo Cras Itinerante Pastor João Bortoletto, ônibus da Secretaria de Ação Social, que seguem com os atendimentos. O novo prédio marcou a volta do atendimento no mesmo endereço do original, substituído por melhorias um de melhores condições estruturais e para dar mais conforto aos frequentadores.


Cras e Creas

No balanço de 2025, os Cras somaram 55.892 atendimentos gerais, 24.396 atendimentos técnicos e 12.467 atendimentos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), totalizando 92.755 atendimentos em toda a rede.

Teve até premiação estadual de Matheus Salaro de Almeida, aluno do curso de desenho do Cras Harmonia, em concurso promovido pelo Lions Clube. Já o Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social contabilizou 1.986 atendimentos, oferecendo apoio a famílias e indivíduos em situação de violação de direitos.

 

Ação_social_2

A entrega do novo prédio do CRAS Corradini era aguardada pela população daquela região, que passou a contar com um Centro maior e com mais serviços que o original. (Arquivo/PMI)  

Geração de renda

Além do PAT, na área de geração de renda, a Inclusão Produtiva somou 3.621 atendimentos, auxiliando cidadãos na elaboração de currículos, regularização de carteira de trabalho, além da oferta de palestras e oficinas profissionalizantes. 

Já a unidade local do Banco do Povo realizou 168 atendimentos e foram emprestados R$ 92,5 mil em crédito para microempreendedores locais.

O Programa Integrando encaminhou mais de 159 bolsistas ao mercado formal de trabalho. Em 2025, o programa iniciou com 92 bolsistas e chegou a atender 259 pessoas em abril. O Integrando também ofertou cursos de qualificação em áreas como informática, jardinagem, elétrica, costura e robótica, através da EJA -  Educação de Jovens e Adultos, em parceria com a Secretaria de Educação. Através desta iniciativa, alunos da EJA que são bolsistas do Integrando puderam até participar de apresentação dos trabalhos e premiação na área de programação e robótica. 


Bola Onde Mora

Ainda sobre ações socioeducativas, a Ação Social mantém o Projeto Bola Onde Mora, que atende atualmente 109 jovens e no último ano realizou até um Amistoso de Futebol de Campo, no Bairro dos Pires, com alunos municipais de até 15 anos que participam do projeto no contraturno das Emebs Sebastião de Camargo Pires e Profa. Maria Aparecida Thomazini. Há também aula no Cras San Francisco. Para este ano, a projeção é de ampliar o projeto.

Apoio social e à família


Entre as ações institucionais, destaque para o Casamento Comunitário, que em 2025 teve 37 casais inscritos, sendo 27 uniões civis e 10 casamentos civil e religioso. A iniciativa, que completará 12 anos agora em 2026, já beneficiou mais de 750 casais.  

O município também promoveu a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência” e a posse do novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, fortalecendo o diálogo e a construção de políticas públicas voltadas às mulheres. Itatiba recebeu ainda a unidade móvel do programa Ônibus SP Por Todas, do governo estadual, oferecendo suporte jurídico e psicossocial de acolhimento e proteção.

Já o Centro Dia do Idoso atendeu 14 idosos, promovendo integração social e qualidade de vida por meio de atividades ao longo do dia como aulas de música, coral, estimulação cognitiva, rodas de conversa e capoterapia.

A Central de Abordagem realizou ao todo 4.497 atendimentos. Os atendimentos realizados muitas vezes se repetem, pois as equipes realizam trabalho contínuo, que é fundamental para garantir acompanhamento, orientação e oferta de serviços, respeitando o tempo e a realidade de cada indivíduo.

A persistência nas abordagens demonstra o compromisso da política de assistência social em buscar novas oportunidades de cuidado, proteção e reinserção social das pessoas em vulnerabilidade e situação de rua. Durante o período de inverno, a Secretaria atuou de forma integrada com a Defesa Civil (Secretaria de Governo) e a Guarda Municipal (GM), da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, em ações de busca ativa para entrega de cobertores e oferta de abrigo às pessoas e animais nas ruas.

O Cadastro Único registrou 5.221 atendimentos, sendo 1.305 realizados em domicílio. Atualmente, o município conta com 11.723 famílias cadastradas, das quais 3.935 recebem Bolsa Família, 1.693 pessoas contempladas com o Benefício de Prestação Continuada – BPC– LOAS e 1.008 famílias recebem o Auxílio Gás.

Somam-se ao balanço do ano os atendimentos feitos pelo Conselho Tutelar: 1.846. Ainda o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, realizou 189 atendimentos presenciais, 653 por telefone e 1.148 via e-mail.

Apoio a imigrantes

A Secretaria de Ação Social Trabalho e Renda também realizou 897 requerimentos e documentos para imigrantes e fez o atendimento via WhatsApp de 1.198 pessoas nesta área, além de 429 presenciais e apoio a 148 deles.

Foram 517 ações em parceria com a Polícia Federal (agendamento, dúvidas, problemas com documentação dos imigrantes) e 298 ações via e-mail tanto pela Polícia Federal quanto Conare - Comitê Nacional para os Refugiados.

A Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, fica à Av. Nair Soares Macedo Fattori – 200, ao lado da rodoviária. O telefone é o 4524-3334.