250 famílias do Nova Esperança passam a ter abastecimento da Sabesp

Água do bairro agora é fornecida por Itatiba; investimento é de mais de R$ 7,6 milhões

250 famílias do Nova Esperança passam a ter abastecimento da Sabesp

Oficialização da mudança na origem do abastecimento de água do Nova Esperança foi oficializada nesta tarde de quarta (22/05) (Crédito: Renato Jr/PMI).

A partir da tarde desta quarta-feira (22/05), 250 famílias do Jardim Nova Esperança, bairro localizado na divisa entre Itatiba e Valinhos, passaram a ter o sistema de abastecimento de água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Parceira da ação, a Prefeitura de Itatiba celebra a expansão da rede realizada pela Sabesp, que teve investimento de R$ 7.640.684,27 na obra. O Centro de Reservação de Água foi construído em oito meses, e está localizado na rua Julia Macena de Lima, próximo ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Isabel Bizarro Tulon.

A obra envolveu vários setores públicos municipais na tramitação para a passagem das novas redes de tubulação e também no intermédio para o fornecimento da energia necessária ao funcionamento das novas centrais de abastecimento.

A cerimônia de oficialização do abastecimento agora feito via Itatiba foi realizada no próprio Centro de Reservação. Este é mais um dos benefícios que se somam à urbanização do bairro - a Prefeitura, por meio da Secretaria de Negócios Jurídicos, tem auxiliado os moradores na regularização dos lotes e entregará até a primeira quinzena de junho, a ampliação e reforma do Cemei Isabel, que está sendo concluída pela Secretaria de Educação de Itatiba.

AguaNovoHorizonte1

“Água é vida e é fundamental. Uma das maiores conquistas é trazer água para quem precisa. Um bairro de Itatiba não poderia ficar sem água!”, disse o prefeito Thomás agradecendo aos moradores pelo apoio nesta conquista, à Sabesp pelo investimento e ao trabalho conjunto das secretarias municipais”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira no evento de início da operação, inaugurando a interligação do abastecimento do sistema de água do Jardim Nova Esperança.

Em nome dos moradores, a dona Rozelia Pedro da Silva, que vive no Nova Esperança há 30 anos, celebrou “para nós significa muito. Antes era água só até 8h ou 9h da manhã. Depois faltava e não tinha como lavar roupa nem fazer nada”.

Obras para abastecimento

Para que todo o bairro – que fica às margens da Estrada Vicinal Adolpho Pecorari, seja beneficiado com este abastecimento pela rede de Itatiba, foram necessárias duas grandes obras. Até então, o abastecimento era realizado pelo Departamento de Água e Esgoto de Valinhos (Daev). As recorrentes faltas de água que afetavam os moradores do bairro motivaram a alteração. A região tem como característica hidrogeológica a baixa produção de água, o que dificulta a vazão e capacidade hídrica.

Para o novo sistema de abastecimento de água no bairro, foram implantados pouco mais de 11 quilômetros de rede adutora de água tratada, em trecho que abrange desde o condomínio Ville de France, na Av. N.Sra. das Graças, até o Nova Esperança. A Sabesp também precisou construir dois centros de reservação, ambos contendo um reservatório de 200m³, mais a base e o sistema de bombeamento.

AguaNovoHorizonte

Além deste que está no Nova Esperança, o outro centro de reservação foi um instalado no Jardim dos Lagos. Pela localização, também são beneficiados com a obra os moradores dos loteamentos Caminhos do Sol e Recanto dos Pássaros.

Graças à nova estação elevatória, com ramal de abastecimento de 3,2km, a água chega até a estação do Nova Esperança e atende 250 famílias. “Um dia importante! Um trabalho que lutamos para trazer essa adutora e a água ao Nova Esperança. Agora teremos água regular 24h por dia. Agradecemos a parceria da Prefeitura, pois sabemos as lutas para realizar a obra, e ao nosso setor técnico para trazer água a mais este ponto”, disse o gerente divisional da Sabesp Itatiba, Cleber Frank Ebúrneo, durante o evento.

Plantão da Sabesp no bairro

A Sabesp vai fazer plantão de atendimento aos moradores do Nova Esperança no Cemei Isabel (avenida Alcides Baldi) tanto para tirar dúvidas, quanto para fazer o cadastro de novas ligações da rede de água e também esgoto.

Será amanhã (quinta-feira, 23) e sexta (24) das 9h às 16h e também no sábado (25), das 9h até meio-dia. Depois destas datas, os pedidos deverão ser feitos na Agência de Atendimento a Clientes da Sabesp, que fica na Praça Silvio Fasoli, final da Rua Comendador Franco – a parte alta da rua até o dia 10/06/2024.

De acordo com a companhia, num primeiro momento a própria Sabesp fará a substituição do hidrômetro e posteriormente fará a nova ligação. Agora, ainda não será necessária a substituição da caixa de medição de água (caixa de metal). Segundo a Sabesp, para solicitar a ligação de água e esgoto, o morador do Nova Esperança precisa apresentar os seguintes documentos:

-Conta de água do DAEV
-Conta de esgoto Sabesp
-Habite-se OU Planta Aprovada, em que conste a numeração do imóvel OU Carnê de IPTU e numeração predial
-Documento de comprovação de propriedade,
-Documentos pessoais: CPF, RG, CNH

Para cadastramento de Tarifa Social deverá ser apresentado comprovante de renda familiar (até 3 salários mínimos) mais o comprovante de área construída do imóvel (até 60 m2), além de IPTU, e conta de energia (que deverá ser de até 170 KWH/mês). Para se enquadrar nesta tarifa, o imóvel também não poderá ter débitos.
AguaNovoHorizonte3