Regularização fundiária: Prefeitura entrega mais 63 títulos de propriedade do Recreio Costa Verde
Moradores receberam documento que integra grande plano de regularização fundiária realizado pelo município

Mais 63 moradores do Recreio Costa Verde realizaram o sonho de receber a matrícula de propriedade de seus imóveis neste começo de julho (Rafael Rossi/PMI)
Na tarde desta terça-feira (1º/07), a Prefeitura de Itatiba promoveu a entrega de mais 63 títulos de propriedade para moradores do Loteamento Recreio Costa Verde, localizado próximo à saída da Rodovia Luciano Consoline com a Rodovia D. Pedro I.
Com a presença do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, do secretário de Negócios Jurídicos, Antonio de Carvalho - pasta a qual a ação está vinculada -, outros secretários e demais autoridades municipais, dezenas de moradores compareceram à sede da Prefeitura para receber as matrículas de título de propriedade, oficializadas no Cartório de Registro de Imóveis e custeadas por recursos municipais.
Avançando na regularização fundiária do município, esta foi a segunda remessa de documentos para o Recreio Costa Verde; a primeira foi em 13/02 deste ano, com a entrega dos primeiros 120 títulos; ao todo, são cerca de 320 lotes – sendo que uma terceira etapa está prevista para acontecer. O processo teve início em 2021. A ação, aguardada há cerca de 40 anos, é a última etapa deste processo de regularização fundiária do loteamento, hoje, bairro.
“Essa é uma boa tarde! Um novo dia histórico para quem espera há tanto tempo por este título. A regularização fundiária é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Tivemos que trabalhar lote a lote, documento por documento, para dar certo. Agora, realmente a casa é de vocês. E sem nenhum gasto, tudo por conta da Prefeitura, para ter a certeza que vocês têm o domínio sobre a casa de vocês”, declarou o prefeito Thomás no ato das entregas.
A Associação dos Proprietários do Recreio Costa Verde, representada pelo presidente Aparecido Sebastião da Silva Moura, contribuiu neste processo com a arrecadação dos documentos e no contato com os proprietários, possibilitando que esse trabalho fosse concluído com mais agilidade.
"É mais que um dia histórico nessa trajetória que, no final, beneficiará mais de 300 famílias. Expresso minha profunda gratidão ao prefeito Thomás Capeletto e à equipe pelo apoio e compromisso com a nossa causa, para fazer de nossa cidade e nosso bairro um lugar melhor para se viver”, disse Aparecido. Novas entregas serão promovidas, assim que mais matrículas forem emitidas, até chegar ao total de 320 lotes.
Entregas de títulos
Em 2024, foram feitas entregas de títulos de propriedade no Clube de Campo Fazenda (CCF), inaugurado em 1962. Além de iniciativas locais, como a do Recreio Costa Verde e do CCF, Itatiba também tem convênio com o Governo do Estado de São Paulo, via programa Cidade Legal, que já permitiu nos últimos três anos a regularização de imóveis nos bairros: Loteamento Prezotto (46 títulos em 2022) e Vila Jarussi (36 entregues em 2023).
Estão em processo de regularização terrenos do Loteamento Chavini e Castro, que teve 99 matrículas entregues em 2024. O auxílio da Prefeitura de Itatiba na regularização de lotes também chegou ao Jardim Nova Esperança.