Prefeitura e Rotary se reúnem para incentivar vacinação contra a pólio

Parceria reforça conscientização contra a doença através da vacina injetável em crianças

Prefeitura e Rotary se reúnem para incentivar vacinação contra a pólio

Reunião entre Prefeitura e Rotary reforça importância da vacinação contra a poliomielite em todas as crianças. (Liz Perobelli/PMI)

 

Na tarde desta segunda-feira (20/10), o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira recebeu o Rotary Club de Itatiba, clube de serviços que mantém ação de incentivo ao combate da poliomielite, o Pólio Plus - Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Na ocasião, foi reforçado à imprensa local a importância de pais e responsáveis saberem que a vacina salva muitas vidas e previne sérias sequelas. 

“Hoje não temos nenhum caso e vamos continuar a fazer ações para impedir que o vírus entre novamente em circulação; por isso fazemos este trabalho. Agradeço o apoio fundamental do Rotary para atingir o maior número de pessoas possíveis nesta conscientização”, frisou o prefeito Thomás. 

“Aproveitamos a proximidade da data do Dia Mundial de Combate à Poliomielite, em 24 de outubro, para fortalecer este método preventivo e para que todos saibam que vacinas salvam vidas”, endossou a secretária de Saúde, dra. Cláudia Swenson, que acompanhou a visita.

Imunização que salva vidas

Também presente à reunião, a responsável técnica pela Central de Imunização de Itatiba, enfermeira Débora Rocha Diniz, trouxe informações e dados técnicos sobre a doença. “Dos três vírus da poliomielite, dois já foram erradicados. O que segue circulando é o vírus selvagem, por isso, não podemos ‘baixar a guarda’ da vacinação. A vacina injetável, extremamente segura, protege contra os três vírus e tem um custo mais caro do que a gotinha; tê-la disponível é um progresso muito grande. De 2016 para cá, sentimos uma queda na cobertura vacinal, principalmente contra pólio e sarampo, e precisamos do engajamento da sociedade. Hoje, o Brasil é o segundo país das Américas com risco de reinserção da doença, atrás apenas do Haiti, e é necessário pelo menos 95% de cobertura para garantir que o vírus não seja reintroduzido”, justificou Débora.

Pelo Rotary, estiveram presentes Sandro Ferreira (presidente) e José Luis Poli (secretário), Leila Bedani (presidente da Associação das Senhoras Rotarianas de Itatiba - Asri) que reforçaram o apoio do clube ao município na divulgação sobre a importância da vacinação e citaram a caminhada de conscientização que o clube programou realizar no dia 09/11, às 8h30, no Parque Luís Latorre com troca de camiseta por 1 litro de leite ou óleo, para ações sociais. 

“Buscamos a cobertura total da vacina contra a doença. É preciso explicar para familiares, professores e todos que têm contato com as crianças, a importância de levá-las para receber a vacina que a ciência desenvolveu para nossa saúde”, ressaltou Poli. 

Após as doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, é necessária uma nova dose de reforço aos 15 meses. A vacina pode ser aplicada em todas as salas de vacinação da rede pública de Itatiba, que estão nos postinhos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. 


vacinação_polio_2

(Liz Perobelli/PMI)

 

Dia D da Multivacinação

No último sábado (18/10), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itatiba realizou o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, iniciada no último dia 06, pelo Ministério da Saúde, e adotada pela cidade para mobilizar a atualização da caderneta principalmente de crianças e adolescentes até 15 anos até 31/10. Somente nesta manhã, quando todas as unidades de saúde estiveram abertas, foram aplicadas 237 doses de vacinas diversas. 

Durante a Multivacinação, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estão disponíveis, incluindo imunizantes contra poliomielite, que, desde novembro de 2024, deixou de ser a famosa gotinha contra a paralisia infantil e passou a ser combatida como vacina inativada (VIP) injetável, com o objetivo de tornar o esquema vacinal contra a poliomielite mais seguro, seguindo recomendações internacionais. 

 

Parceria com Rotary

O Rotary International é conhecido mundialmente por sua campanha  End Polio Now e o clube de Itatiba é parceiro na divulgação de informações para seguir incentivando os pais a vacinarem suas crianças, as protegendo dessa temida doença.

No Brasil, onde a poliomielite está erradicada desde 1994, ainda existe o risco de casos importados. Atualmente, a transmissão endêmica continua no Afeganistão e no Paquistão. A presença ainda da pólio nessas áreas remanescentes pode resultar em até 200 mil novos casos a cada ano, dentro de 10 anos, no mundo. Por isso, é fundamental manter altas taxas de cobertura vacinal e erradicar a doença. 

vacinação_polio_3

(Liz Perobelli/PMI)