Novo Arte no Paço recebe obras de três mulheres neste julho
Creusa Angelon, Erica Ramos e Idelma Fernandes são as artistas da vez

O Arte no Paço já está com nova exposição de três artistas neste segundo semestre, todas servidoras municipais (Tatiana Rostaiser Petti/PMI)
Novas 32 obras já estão expostas no corredor interno do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da Prefeitura de Itatiba, para a primeira edição deste segundo semestre de 2025 do Projeto Arte no Paço. Três mulheres são as artistas da vez.
A maioria dos quadros é óleo sobre tela, sendo 11 de Creusa Angelon, 11 de Erica Ramos e outros 10 de Idelma Fernandes, todas três servidoras municipais. Nesta edição, a natureza está muito presente, assim como memórias de vivências de cada uma.
A montagem foi acompanhada por Francisco Bessa, da Secretaria de Cultura e Turismo, que realiza a curadoria desta iniciativa da Secretaria de Administração. A visitação segue até 31/07, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Creusa Angelon
Creusa Angelon (foto) nasceu em Itatiba em 1970 e se formou na Escola de Desenho e Tecnologia de Campinas, 1989, onde trabalhou como desenhista técnica de Engenharia Civil. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais, atua como professora de Artes em Itatiba. Em 2011, concluiu o curso de Desenho e Pintura em tela no ateliê de Durval Corrêa, onde aprendeu técnicas do Impressionismo, e participou de inúmeras exposições, principalmente da Mostra Bambolê/JI de Artes. A exposição Memórias, que está neste Arte no Paço, retrata paisagens e casarios de Itatiba, proporcionando uma viagem ao tempo, como a pintura da Fazenda Pereiras, que recebeu romarias à pé e festas ao longo dos anos, bem como outras igrejas, que são, aos olhos da artista, relíquias arquitetônicas.
(Tatiana Rostaiser Petti/PMI)
Erica Ramos
Erica Ramos é artista plástica itatibense autodidata e diz que sua produção tem uma abordagem livre e sensível, explorando técnicas como pintura a óleo, acrílica e aquarela, misturando intuição e experimentação. No Arte no Paço, a mostra é intitulada Diálogo das Cores, a soma de duas coleções: Salém - que mergulha nas superstições, com personalidades e comportamentos únicos, simbólicas, carregadas de introspecção e cores vivas - e Lares pelo Mundo - onde transita por afetos, pertencimentos e lugares vividos, uma visão à diversidade de moradas, culturas e sentimentos; histórias que, mesmo diferentes, se cruzam no desejo urgente de existir. Para Erica, cada tela é um convite a olhar com calma e sentir e deseja que inspire muitos olhares.
(Tatiana Rostaiser Petti/PMI)
Idelma Fernandes
Idelma Fernandes, nascida em Minas Gerais, desenha e pinta desde a infância já em Itatiba, como uma forma de expressão livre, silenciosa e curativa. Após um período afastada das telas, retornou agora com ainda mais paixão e liberdade criativa. Preza por um estilo espontâneo, colorido e emocional, resultado de uma relação genuína com a pintura como refúgio e reencontro. Para esta exposição, traz uma coleção de óleo sobre tela com traços sensíveis e cores vibrantes, com telas que carregam a atmosfera dos campos, a luz dos fins de tarde e a serenidade do mar. Todas falam de afeto e pertencimento. As criações percorrem paisagens rurais, marinas douradas, cenas do cotidiano simples e composições abstratas para revelar a conexão intuitiva com o mundo interior.
(Tatiana Rostaiser Petti/PMI)
Sobre o Arte no Paço
O Arte no Paço, lançado em 2021, se tornou um espaço cultural para Itatiba. Artistas que moram/trabalham em Itatiba interessados na iniciativa devem contatar francisco.bessa@
Passaram pelo projeto: duas edições coletivas, três com trabalhos de estudantes da rede pública, uma da Fatec, Artes de Natal e duas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Exposição em dupla- Karen Menegheti e Rafael Carvalho; Luciana Fumach e Lucilena Boscol Pinfildi; Ana Lúcia Polessi e Sergio Stocco; as gêmeas Raquel e Rute Furquim- ; outras duas em trio- com Adriana Collete, Mi Ramos e Patti Marzano; Igor Mendes de Lima, Luciana Henrique e Tatiane Mortari-, além de uma de Claudio Roson ao lado do trio Eduardo Leite, Stephen Alexander Slater e Thaynara Magalhães (Lei Paulo Gustavo).
Com exposições individuais, participaram Pedro Gava, Sergio Stocco, Celina Nardi, Cleverton Gomes, Floberto Borges, Sonia Regina Vicenzi Fernandes e Helinton Luiz Inocêncio Alves, junto a obras de atividade do Projeto Vivências-CCI-FSS, Rafaela Alves Marquezani, a Exposição Mudanças Climáticas, Daniel Bota e Ana Paula Momose. Foram realizadas ainda exposições de fotos de Marcelo Schellini, Pamela Daniela, Ivone Damaris Antunes, Bruno Lambert Oliveira e de Pâmela Vidal Serrano junto à Exposição A Paz Sem Limites, do Lions Clube de Itatiba.