Itatiba está presente em novo livro fotográfico sobre o Circuito das Frutas
Obra de fine art documenta história, cultura e turismo celebrando 25 anos da região; lançamento foi nesta semana na sede da Rota das Bandeiras
No lançamento do livro fotográfico, representantes das cidades do Circuito das Frutas e da Prefeitura de Itatiba; obra marca os 25 anos grupo de cidades produtoras (Divulgação/PMI)
Celebrando os 25 anos do Circuito das Frutas, território que abriga alguns dos mais tradicionais polos de turismo rural, gastronômico e agrícola do Estado de São Paulo, foi lançado na última segunda-feira (1º/12) o livro Circuito das Frutas - História, Cultura e Turismo.
A publicação documenta, por meio de fotografia autoral de Márcio Masulino, pesquisa histórica e linguagem editorial contemporânea, a identidade territorial dos dez municípios oficialmente integrantes do Circuito das Frutas - além de Itatiba, integram Atibaia, Indaiatuba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.
Com registro histórico e visual inédito, esta obra de fine art foi produzida por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura pela editora KM Cultural em parceria com a Concessionária Rota das Bandeiras, que sediou o lançamento.
Itatiba foi representada na cerimônia pela responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo, Samantha Giani Massaretti, pela secretária de Governo, Jackeline Boava Monte, e pela servidora Heloise Pigatto, do setor de Turismo municipal.

Heloise Pigatto, Jackeline Boava e Samantha Massaretti ao lado de Stephan Campineiro, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Rota das Bandeiras (Divulgação/PMI)
Por dentro do Circuito
Idealizador do projeto, o fotógrafo e documentarista Márcio Masulino destaca que a iniciativa busca criar um material de referência para pesquisadores, gestores públicos e profissionais das áreas de cultura e turismo. “O Circuito das Frutas é um dos exemplos mais completos de desenvolvimento regional integrado”, afirma Márcio.
Ele, que viveu em Itatiba por 12 anos, município que escolheu para criar os três filhos, já tinha produzido materiais para o Circuito na última década. Morando atualmente em São Paulo, neste ano, reunindo toda sua experiência em registrar diversos municípios e regiões do País, voltou para Itatiba para registrar o que encanta moradores e turistas.
“Itatiba tem uma bela área rural e o parque municipal cresceu muito, tem área pet, além do Zooparque que é um atrativo incrível, que sempre me encanta. O livro reúne diversas fotos aéreas também”, comentou Márcio.
De Itatiba, também estão fotografados casarões, como do Museu Municipal Padre Lima, na Praça da Bandeira, e do próprio Solar Ferraz Costa, sede da Secretaria de Cultura e Turismo, e de atrativos, como a Festa do Caqui e Cia. e da centenária Corporação Musical Santa Cecília, patrimônio imaterial da cidade.
Ao alcance de todos
Na tarde desta quinta-feira (04), Marcio esteve na Secretaria de Cultura e Turismo entregando exemplares impressos, que em breve poderão ser conferidos na própria Secretaria, que fica no Parque Ferraz Costa, bem como também na Biblioteca Municipal Chico Leme, no Arquivo Público Municipal Norberto Carride, no recém-entregue Moinho do Denoni e no Museu Municipal Padre Lima, que é Ponto de Informação Turística (PIT) do município.

O fotógrafo e documentarista Márcio Masulino entregou a Heloise Pigatto, do Turismo de Itatiba, exemplares do livro fotográfico que estará em breve disponível à população (Tatiana Rostaiser Petti/PMI)
O livro foi apresentado na quarta, 03/12, na reunião do Conselho de Prefeitos do Circuito das Frutas. O livro bilíngue (português/inglês), que é mais uma forma de divulgação do Circuito, aborda nas 180 folhas temas importantes, como atratividade turística e cultural da região, as festas de frutas tradicionalmente realizadas pelos municípios - como a Festa do Caqui e Cia. -, além de enaltecer a história, vocação agrícola e tradições dos dez municípios.
Além do livro físico, o projeto inclui um portal digital gratuito com informações históricas, turísticas e culturais reunidas ao longo da pesquisa que estará disponível em breve para todos os turistas.

(Divulgação/PMI)