Cerca de 1.500 famílias são beneficiadas com títulos de regularização fundiária
Prefeitura de Itatiba entregou novas matrículas de propriedade a famílias do Chavini e Castro, Clube de Campo e Recreio Costa Verde nesta sexta (24/10)
A moradora do Chavini e Castro, Fabiana Franciscatto Martinazo, levou nesta sexta para casa a documentação que o imóvel agora é de fato e direito dela (Liz Perobelli/PMI)
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Negócios Jurídicos, realizou na tarde desta sexta-feira (24/10) nova entrega de títulos de propriedade para famílias dos bairros Chavini e Castro, Clube de Campo Fazenda (CCF) e Loteamento Recreio Costa Verde. Com mais esta entrega, que é a terceira só neste ano, cerca de 1.500 famílias já foram beneficiadas com títulos de regularização fundiária desde 2022, com esforços de regularização nestes bairros - e outros - iniciados pela Prefeitura já em 2021.
O evento que integra a programação pelos 168 anos de Itatiba (confira abaixo) foi no Auditório da Prefeitura, no Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline. “Só deu certo porque muitas pessoas trabalham juntas. Diversos proprietários chegaram a ficar desacreditados. Trabalhamos para fazer dar certo. Hoje, recebem o documento com a certeza de que a matrícula é de vocês”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
“Esse governo comprou esta ideia de algo que estava parado e trabalhou para tornar o sonho de muitas famílias em realidade e ter este registro em mãos”, endossou o secretário-adjunto de Negócios Jurídicos, Ademir de Barros, ao lado de demais secretários, autoridades municipais e de Luis Carmo Pascoal, responsável pelo Cartório de Registro de Imóveis, onde as matrículas de título de propriedade, custeadas por recursos municipais, foram oficializadas.
Em breve, novas etapas com mais títulos de regularização fundiária serão concluídas, já estando em tramitação mais uma remessa deles.
Processo de regularização
Só neste 2025, é a terceira entrega de títulos de propriedade ao Recreio Costa Verde, que aguardava a ação há cerca de quatro décadas. “Com grande alegria estamos aqui para mais uma entrega de matrículas. Expressamos a mais profunda gratidão ao prefeito Thomás, aos secretários, sempre empenhados em nos ajudar, e ao Legislativo, com boa vontade ao longo do processo para regularizar nosso bairro. Comemoramos a entrega de matrículas na programação de aniversário de emancipação-política de Itatiba! É uma satisfação imensa”, registrou Aparecido Sebastião da Silva Moura, presidente da Associação dos Proprietários do Recreio Costa Verde.
O processo de regularização de terrenos do Chavini e Castro já resultou em matrículas entregues em 2024 e agora teve nova remessa. O Clube de Campo Fazenda, inaugurado em 1962 e que tem mais de 800 lotes, teve a quarta remessa, sendo a primeira realizada em 2023.
Itatiba também tem convênio com o Governo do Estado de São Paulo, via programa Cidade Legal, que já permitiu nos últimos três anos a regularização de imóveis nos bairros: Loteamento Prezotto (em 2022) e Vila Jarussi (em 2023). O auxílio da Prefeitura de Itatiba na regularização de lotes também chegou ao Jardim Nova Esperança.



(Liz Perobelli/PMI)
Programação - Itatiba 168 anos
25/10 - Dia de História
9h30
Ponto de partida: Emeb Cel. Júlio César (apenas inscritos. Vagas esgotadas)
30/10 – Lançamento do Projeto Itatiba Ecossustentável
10h
Auditório do Centro Administrativo Pref. Ettore Consoline
30/10 – Entrega do novo prédio do CRAS Corradini
15h
Rua José Pretti - 260, N.R. João Corradini
31/10 - Aniversário de 58 anos da Guarda Municipal de Itatiba
9h
Plenário Abílio Monte - Câmara Municipal
01 e 02/11 - Campeonato de Truco da Secretaria de Esportes
8h
Parque Ferraz Costa
1º /11 - Aniversário de Itatiba
11h
Entrega da Revitalização do Moinho do Denoni (Av. Alberto Paladino - 550, Jd. Palladino)
12h
Aniversário de 41 anos do Mercadão (Avenida 29 de Abril - 35, Centro)
19h
Missa do Aniversário da Cidade (Basílica Menor de N.S. do Belém)