18/06/2019 - 12:50:49
Itatiba sobe 20 posições no Ranking de Smart Cities
Ter, 25 de Setembro de 2018 20:53

foto_da_matriz_belem_01
No dia 04 de setembro foi divulgado o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2018 , principal estudo sobre cidades inteligentes do Brasil, trazendo uma excelente notícia para Itatiba, que subiu 20 posições do ranking e agora ocupa o 46º lugar, com 25.469 pontos.

Em sua 4ª edição, Itatiba aparece no ranking como uma das 50 cidades brasileiras com melhores resultados, entre as 700 participantes. Além do resultado nível Brasil, Itatiba também aparece como a 3ª melhor da RMC, ficando atrás apenas de Campinas e Vinhedo.

O estudo, realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator, é realizado com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no país, através de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. O Ranking é composto por indicadores de 11 principais setores, sendo eles: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança.

Avaliação

Um dos grandes destaques que alavancou a boa pontuação de Itatiba, que em 2017 ocupava a 66ª posição, foi a evolução na modalidade Urbanismo, no qual Itatiba ocupa a 37ª posição. A categoria leva em consideração alguns indicadores principais como: Lei sobre zoneamento ou uso e ocupação do solo, Lei sobre operação urbana consorciada, Lei de Plano Diretor Estratégico Municipal, Emissão de Certidão Negativa de débito e Alvará no site da Prefeitura, Vias Pavimentadas e Despesas pagas com Urbanismo.

Parte dos indicadores que compõem essa pesquisa são utilizados em mais de um setor de análise, por agregar valor não apenas ao seu setor original ou principal, como também a outro setor. É o caso, por exemplo, da Emissão do Alvará no site da Prefeitura, que também atende a modalidade Empreendedorismo, além de agregar valor diretamente em outros quesitos como na parte de Economia e de Tecnologia e Inovação.

banner_ods

botao_sedac