17/11/2017 - 18:32:42
CHUVAS: Itatiba decreta estado de emergência
Sex, 11 de Março de 2016 20:19

2016.03.11_itatiba
Decreto permite maior agilidade na compra de materias para obras de reconstrução.#todosporitatiba

A Prefeitura de Itatiba acaba de declarar Situação de Emergência no município, de acordo com decreto assinado pelo Prefeito João Fattori.

Após reunião com levantamento das avarias na cidade, feito por equipe do Comitê de Gestão de Crise, que envolve todas as secretarias e Coordenação da Defesa Civil, Fattori reuniu elementos suficientes que legitimaram a necessidade de declarar a Situação de Emergência. Em síntese, nada muda no dia a dia para a população. Trata-se de um reconhecimento pelo Poder Público de situação anormal, provocada por desastres, causando danos superáveis pela comunidade afetada. Com isso, a Prefeitura consegue mais agilidade na contratação de empresas e compra de materiais para reconstrução dos danos, principalmente com relação a infraestrutura.

"Vamos trabalhar e muito e precisamos agilizar a tarefa de reconstruir o que foi ruído. Vamos provocar esferas maiores do poder público e já estamos criando estratégias para contratações de serviços para reparos", comentou Fattori.

No início da manhã de hoje, Fattori convocou todo secretariado municipal juntamente com a coordenadora da Defesa Civil, Leila Cavalaro, para um Comitê de Gerenciamento de Crise, por conta das ocorrências diversas acarretadas pela forte chuva de ontem.Fattori instalou uma Sala de Situação para que todas as informações sejam concentradas no Gabinete e possam ser resolvidas com mais agilidade e envolvimento de todas as áreas, de forma a minimizar os efeitos na cidade priorizando o atendimento efetivo à população atingida.

"Nossa prioridade é atender a população, ajudar os desabrigados, nos colocar à disposição 24h por dia para o enfrentamento de outra chuva forte. Trata-se de um momento não planejado e impossível de se evitar. Então, garantimos o enfrentamento com responsabilidade", afirmou Fattori.

Festa do Caqui cancelada

Face à situação, a Festa do Caqui & Cia foi cancelada. A cidade não está preparada para receber visitantes, para suportar o fluxo de trânsito e as lavouras foram muito atingidas. O orçamento da festa, estimando em aproximadamente R$ 500 mil, está sendo transferido da Secretaria de Cultura e Turismo para as de Saúde, Ação Social e Obras. "Trata-se de uma situação em que a cidade não está comemorando, temos famílias desabrigadas, nossa zona rural alagada. São muitas perdas a serem recuperadas. Vamos usar os investimentos da festa para necessidades maiores no momento", completou Fattori.

A Defesa Civil informa que apenas no dia de ontem, 10 de março, choveu 109 mm em apenas uma hora, com picos de 114.5mm. As chuvas deram início por volta das 14h e se estenderam por toda a madrugada e inicio da manhã de hoje, dia 11. A Defesa Civil alerta também para o nível do Rio Atibaia que está em estado de extravazamento, com 9 metros, sendo sua calha normal de 6,30m. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, contabilizam os prejuízos causados pelos alagamentos. O volume de chuva deste período de 15 dias era esperado para dois meses.

"Havia anos, desde a década de 70 que Itatiba não sofria estragos como deste período. Estamos à postos, trabalhando 24h para atender a população. O ser humano é nosso foco. A cidade está com muitas avarias e estamos fazendo um levantamento minucioso de todas as ocorrências. Todos os departamentos da prefeitura têm atuado com medidas de intervenção em favor de todas as vítimas das ocorrências em consequência das chuvas. Estamos engajados em racionalizar planos e estratégias de atuação em curtíssimo, médio e longo prazo. Liguei para o Governador, que se solidarizou e ofereceu apoio da Defesa Civil do Estado", afirmou o Prefeito João Fattori.

Das três famílias desalojadas, totalizando 20 pessoas, duas já estão em casa de parentes. Além delas, outras dez famílias que não ficaram desabrigadas, mas perderam praticamente tudo, recebem auxílio da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda. Com relação a doações, funcionários centralizam a arrecadação no Ginásio do Lar Itatibense da Criança, entre 8h e 18h, inclusive no sábado e domingo. No momento está sendo solicitado, frutas, verduras, carne, óleo de cozinha, alho, cebola e vinagre.

Veja o decreto, aqui