19/11/2018 - 00:44:51
Fundo Social inicia a Campanha do Agasalho
Sex, 20 de Abril de 2018 17:58

campanha_do_agasalho_2018-siteConfira os postos de arrecadação e doe roupas em bom estado: a solidariedade aquece!

O auditório do Centro Administrativo "Prefeito Ettore Consoline" recebeu na sexta-feira, 20 de abril, a abertura oficial da Campanha do Agasalho 2018, uma ação coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Itatiba, em conjunto com as Secretarias de Educação e de Ação Social, Trabalho e Renda, além de apoiadores do projeto.

Este ano, a campanha contará inicialmente com 252 postos de arrecadação, 65 a mais que no ano passado. "Em 2017 tivemos uma campanha de grande abrangência e apoio, e agora em 2018, logo no início, estamos recebendo muito mais apoio e participação; é a população querendo saber como vai funcionar e os voluntários já organizando a mobilização", abordou Mayara Lopes, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade. "O importante é lembrar sempre que essa campanha não é só uma simples doação, é uma forma de aquecer os corações, tanto para quem doa quanto para quem recebe a doação", completou.

A partir da próxima semana, as caixas de coleta já estarão disponíveis, identificando os postos de arrecadação. Todas as doações serão encaminhadas para um local de triagem e separação, onde será montado o tradicional bazar. Confira a listagem no final.

BAZAR

A partir do dia 28 de maio, será dado início ao bazar da campanha, que nos três primeiros dias atenderá as mais de 5 mil famílias assistidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

"O trabalho nos CRAS é desenvolvido pelas assistentes sociais e todas as famílias são devidamente cadastradas nos programas socioassistenciais, tanto do governo municipal, quanto estadual e federal. Todos os centros estão programados para receber as garrafas pet e entregar o cupom com a quantidade, que serão utilizados no bazar para a troca das roupas", explicou Soraya Árabe, responsável pela Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda. "Os CRAS também serão pontos de coleta caso as pessoas queiram deixar ali as suas doações e todo o recolhimento será encaminhado para o bazar", finalizou Soraya, lembrando da benevolência do povo itatibense.

O bazar seguirá até o dia 29 de junho e os interessados podem participar mediante troca por garrafas pet vazias, limpas e sem rótulo.

2018.04.20_abertura_campanha_do_agasalho_2018

GINCANA ESCOLAR

Visando criar um clima de interação entre as escolas, este ano será dada continuidade a gincana entre as unidades de ensino do município, que só no ano passado juntou 36 mil peças, das mais de 100 mil arrecadadas durante a campanha.

"Por meio da gincana, vamos trabalhar a conscientização com os nossos alunos. por meio dessa brincadeira, as crianças poderão buscar em conjunto uma premiação para a escola. O maior incentivo é a questão social que trabalhamos com as crianças, a ideia é colaborar nesse período de frio a fim de ajudar a população", explicou o Secretário de Educação, Anderson Sanfins. "Em Itatiba temos 60 escolas que estão localizadas em todos os pontos da cidade, que faz com que acabem se tornando pontos estratégicos da coleta", lembrou Anderson.

A brincadeira é uma competição saudável entre as escolas, que lutam juntas para garantir um resultado em comum: ajudar o próximo. "Envolver os pais, os alunos, os professores, envolver a comunidade escolar, incentivá-los... isso é importante. Já comecei hoje na escola. Pela manhã já conversei com eles sobre a campanha do agasalho. Ajudar o próximo, conversamos sempre sobre isso", comentou Maria Aparecida Vieira Oliveira, diretora da EMEB Profª. Sonia Rita Penteado Aguiar Santos.

A premiação será feita pela pontuação das peças, de acordo com o número de alunos matriculados. A escola que tiver maior pontuação per capta leva o prêmio. As escolas de ensino infantil, até o 5º ano, ganham um dia de recreação com piscina de bolinhas, cama elástica, pintura facial e brincadeiras e alunos do 6º ao 9º ano, um kit de educação física. Cada escola também premiará uma sala campeã, cujos alunos ganharão um chaveiro personalizado.

A direção de cada escola será responsável pela contagem interna e a entrega dos prêmios acontecerá no dia 02 de julho, data em que se encerra a campanha.

APOIO

Uma das marcas registradas da Campanha do Agasalho é a interação da população e o grande apoio da sociedade civil, empresas, voluntários e entidades. O FSS conta com o apoio da empresa Artivinco, que cedeu 205 caixas que estarão disponibilizadas nos postos de coleta, dos Motoclubes da cidade, que recolhem as doações, e do Tiro de Guerra 02-070 de Itatiba, que com seus cerca de 50 atiradores, trabalha em regime de voluntariado, exercendo a prática da cidadania.

"Esse ano estamos com a perspectiva de quebrar o recorde do que foi doado no ano passado, com muito empenho, vamos orientar os nossos atiradores e planejar bem essa atividade. Uma ação em prol da população e atendendo aqueles que mais precisam", abordou o 1º Sargento de Cavalaria Hevandro Fernandes da Cunha, Chefe de Instrução do TG.

Na edição anterior, a campanha arrecadou cerca de 80 mil garrafas, que se transformaram na Vila Natalina. Para este ano, o objetivo é expandir a decoração por mais pontos da cidade, levando o clima natalino da Praça do Rosário para outras praças, enfeitar a Rua Francisco Glicério, Parque da Juventude e as entradas da cidade.

POSTOS DE ARRECADAÇÃO

- Escolas da rede municipal de ensino

- Todos os Postos e Unidades Básicas de Saúde (UBS, PSF, ESF)

- Unidades de Atenção Especializada (ACE, CAISMI, CAC, CAPS II, CTA, CAPS AD, CCZE, - VISA, CISO, Centro de Fisioterapia e Reabilitação)