19/11/2018 - 01:27:58
Campanha contra a gripe começa no dia 23
Qui, 19 de Abril de 2018 12:33

2018.04.19_vacinacao_contra_a_gripe1
A partir do dia 02 de maio, as vacinas também são para crianças, gestantes, puérperas. Veja cronograma
A partir do dia 23 de abril (segunda-feira) acontece a Campanha de Vacinação contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A vacina trivalente imuniza contra o Influenza B, H1N1 H3N2.

"Nesse ano esperamos aumentar a cobertura. Para isso estamos intensificando treinamentos e sensibilização das equipes, a fim de favorecer a busca ativa principalmente dos idosos, crianças e gestantes, que são o público prioritário para a campanha", explicou o Secretário de Saúde, Dr. Fábio Alves.

Todas as unidades de saúde estarão envolvidas na campanha, que se estenderá durante todo o mês de maio. UBSs, ESFs vacinarão todos os grupos prioritários. O CAC vacinará as crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os que tem indicação médica até 12 anos. O CAISMI vacinará gestantes e puérperas. No Ambulatório Central de Especialidades - SUS, a vacinação será destinada aos idosos e portadores de doenças cronicas.

A partir do dia 23, poderão se vacinar pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e profissionais da área da saúde, a partir do dia 02 de maio as vacinas serão disponibilizadas para crianças (de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e o grupo anterior. A partir do dia 09 pessoas com doenças crônicas, professores e grupos anteriores. Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.

Dia D

No sábado, dia 12 de maio, acontece o Dia D, quando agentes de saúde estarão no estacionamento do CAC, local de grande visibilidade e circulação, e em todos os postos de saúde realizando a vacinação de todos.

No dia D o asilo, e mais dois lares pra idosos receberão uma equipe volante para vacinação dos internos. No caso de pessoas acamadas ou com problemas de mobilidade, deve-se entrar em contato com a Central de Imunização, para o agendamento da vacina no domicílio, por meio dos telefones 4524-0934, ramal 217 ou no CAC, 4524-0335.

Em 2017 foram aplicadas 38.600 doses da vacina em Itatiba, o equivalente a 87,78% de cobertura do público-alvo.

banner_iptu_2018

banner_botao_cupom_fiscal