Prefeitura de Itatiba

21/07/2018 - 18:28:20
top_saude

centro_de_fisioterapia_e_reabilitacao_7

Secretaria de Saúde

Endereço: Rua Marcos Dian, nº 365 - Jardim de Lucca
Telefone: (11) 4524-0934.

- Plano Anual 2013-2014

- Descrição de Cargos

- Calendário de Eventos 2014

- SIOPS 5º Bimestre 2013

A Secretaria Municipal de Saúde é responsável pela estruturação do SUS municipal através do planejamento, execução, controle e avaliação dos programas e das ações de cuidados com a saúde do individuo e da coletividade, atendendo aos princípios do Sistema Único de Saúde.
A Secretaria busca a melhoria da qualidade de vida da população de Itatiba.
Sua atuação se dá em três grandes áreas: Atenção Primaria, Atenção Secundária e Vigilância em Saúde.

Atenção Primária à Saúde

A Atenção Primária à Saúde, proporciona uma rede de serviços primordiais, básicos e essenciais de atenção à população. Nela atuam profissionais de várias áreas que entendem a Saúde como uma responsabilidade mútua entre a equipe multiprofissional e a família.

Em Itatiba as ações da Atenção Primária à Saúde são desenvolvidas pelas Unidades de Saúde da Família - USF, formada por equipes multiprofissionais com um Médico Especialista em Saúde da Família. A Unidade Básica de Saúde - UBS conta com especialidades básicas de clinica, pediatria e gineco-obstetrícia.

Atenção Secundária

A Atenção Secundária consiste no conjunto de ambulatórios de especialidades e de equipamentos para o atendimento dos pacientes encaminhados pela Rede. A equipe de Saúde da Família da Atenção Primária encaminha para o uso de procedimentos tecnológicos e de especialização. Temos à disposição o Ambulatório Central de Especialidades, Caismi, CAC, CTA, CAPS II, Centro de Reabilitação, Ciso e CAPS-AD.

Atenção Terciária

É a rede de hospitais e de serviços médicos de alta complexidade dentro do município ou pactuados com a Secretaria Estadual e Ministério da Saúde na região de Jundiaí, Campinas e outros municípios próximos.

 

fabio_luiz_alves_-_ssau
Fabio Luiz Alves

Secretário de Saúde

Fabio Luiz Alves é médico sanitarista, especialista em Saúde Pública, Mestre em Saúde Coletiva na área de política, planejamento e gestão pela UNICAMP e Doutorando em Gestão Participativa e Co-Gestão.

Fábio Alves foi Secretário de Saúde no município de Santa Bárbara D'Oeste, quando priorizou a gestão participativa, a territorialização e o papel da atenção primária no atendimento dos pacientes.

Atuou como Diretor Técnico e Administrativo do Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí.

Profissionalizou a gestão do hospital, implementando um projeto de humanização do atendimento e grupos de atenção hospitalar. Também foi responsável por liderar mudanças no pronto-socorro, que o tornaram referência na região.

Também foi Coordenador de Saúde Sanitária em dois distritos (sudoeste e norte) de Campinas, cujas áreas contemplavam o atendimento a mais de 200 mil pessoas. Exerceu ainda a função de consultor para construção e organização de Plano Diretores Regionais de Saúde no Estado do Mato Grosso do Sul (Macrorregiões de Dourados, Três Lagoas e Campo Grande).

Alves também já integrou o Ministério da Saúde, como Coordenador Geral da Política Nacional de Humanização do SUS, buscando qualificar o atendimento da saúde pública em todo o território nacional. Seu trabalho também contribuiu para mudanças nos modelos de gestão da saúde nos municípios.

Sendo professor das disciplinas de graduação em medicina de saúde coletiva na UNICAMP. Na mesma universidade é professor auxiliar de ensino e pesquisa.

 

banner_iptu_2018

banner_atribuicao_aula
banner_aux_transporte
banner_calendario
banner_catabugiganga
banner_programacao_melhor_idade
banner_parquimetro