23/04/2014 - 10:47:36
SAÚDE: Campanha 'Saúde no Campo' realiza 400 atendimentos em Tapera Grande
Ter, 08 de Outubro de 2013 17:57

2013.10.08_saude_do_trabalhador_ssaude

A Prefeitura realizou 400 atendimentos durante a quinta edição do 'Dia de Campo em Saúde para o Trabalhador Rural', que aconteceu em Tapera Grande no último dia 4 de outubro. "O envolvimento da comunidade foi muito importante para o sucesso da ação. Juntos, comunidade e poder público, vamos construir uma Itatiba mais saudável", comentou o Prefeito João Fattori.

A campanha de conscientização do trabalhador rural faz parte do programa ‘Saúde do Trabalhador' realizado pelo Departamento Municipal de Vigilâncias em Saúde, em parceria com a Unicamp, e que como objetivo unir as Secretarias Municipais para, através de ações conjuntas, diminuir os danos causados pelos agrotóxicos no trabalhador rural e no meio ambiente. Nesta edição, foram coletadas 39 amostras que serão encaminhadas para análises bioquímicas no Laboratório Adolfo Lutz. O evento foi acompanhado pelo Dr. Ângelo Zanaga Trapé, do Departamento de Medicina Preventiva da Unicamp - Área de Toxicologia, e alunos do 5º ano de Medicina. Gestores do Cerest - Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador de Jundiaí também estiveram presentes.

Prevenção

Atividades paralelas também fizeram parte do 'Dia de Campo em Saúde para o Trabalhador Rural', levando programas de imunização, busca ativa de doenças, além de testes e aconselhamentos do CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento. Foram 28 testes de HIV, 28 de sífilis, 28 de hepatite B e 28 de hepatite C.

A Secretaria da Saúde aproveitou para atualizar as vacinas dos participantes. Foram 22 doses contra a hepatite B e 26 da vacina dupla adulto (contra difteria e tétano). Orientações e aconselhamentos sobre doenças sexualmente transmissíveis (28) e Tuberculose (5) completaram os serviços ofertados.

Em parceria com a Nívea - Beiersdorf Indústria e Comércio Ltda., também aconteceu uma ação de prevenção do câncer de pele que atendeu 63 pessoas. A empresa doou ainda 105 kits com bloqueadores solares, bonés protetores de nuca tipo legionário e folhetos explicativos que alertam para a importância da proteção solar.

Os trabalhadores também participaram da conscientização sobre uso do EPI - Equipamento de Proteção Individual e o manejo adequado das embalagens e resíduos tóxicos, com a palestra ‘Boas Práticas Agrícolas no Uso de Agrotóxicos', ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Robson Greguer, da empresa agrícola Syngenta Brasil.

Encontros

Este foi o quinto encontro com a comunidade rural. O primeiro aconteceu em agosto de 2012, no Morro Azul, quando foram atendidas mais de 180 pessoas, com 121 encaminhadas para a análise de sangue complementar de diagnóstico para as intoxicações. O segundo encontro aconteceu em novembro do mesmo ano, no Bairro Tapera Grande, e resultou no exame de 75 trabalhadores da agricultura e agropecuária. O terceiro aconteceu em janeiro deste ano, no Bairro dos Pires, e resultou no atendimento de 75 trabalhadores e na realização de 65 exames de investigação toxicológica. No retorno ao Morro Azul, em agosto, durante o 4º encontro, a Prefeitura de Itatiba realizou 44 coletas.

Como a ação procura abranger todos os trabalhadores da zona rural, o evento acontece a cada edição em um bairro diferente, retornando no ano seguinte a visitar as mesmas localidades, de forma a fazer um acompanhamento anual da saúde dos agricultores. Mais uma ação está programada para este ano, no dia 22 de novembro, no Bairro dos Pires. As ações têm apoio da Casa de Agricultura de Itatiba, Syngenta Brasil, Setor de Toxicologia do Departamento de Medicina Preventiva da Unicamp e Instituto Adolfo Lutz.

<<  Abril 2014  >>
 D  S  T  Q  Q  S  S