01/11/2014 - 05:50:11
MEIO AMBIIENTE:Cooperativa Reviver começa preparo para atuar na nova usina de reciclagem
Qui, 19 de Setembro de 2013 12:28
Teve início na última terça-feira, dia 17 de setembro, a preparação dos membros da Cooperativa Reviver visando a reformulação no sistema de coleta seletiva de Itatiba. O processo faz parte do projeto Rota Reciclável, uma parceria entre a Prefeitura de Itatiba e a concessionária Rota das Bandeiras. O trabalho visa preparar os cooperados para atuar neste novo modelo de trabalho, que inclui a criação de uma usina de reciclagem modelo. "Este trabalho envolverá e beneficiará toda a população, tendo impacto direto sobre o meio ambiente", destaca o Prefeito João Fattori.

O encontro reuniu os 30 cooperados da Cooperativa Reviver e os representantes da Gaia Social, organização que promove a educação e a articulação de pessoas e instituições para a inclusão social, a conservação ambiental e a redução de riscos, contribuindo para uma sociedade sustentável. Nesta primeira fase será realizado um levantamento de todo o processo de reciclagem para identificar as dificuldades e os acertos da Cooperativa. Como forma de garantir o aumento de renda aos cooperados, a preparação se estenderá ao longo dos próximos 15 meses, sendo 10 meses antes da mudança para a nova usina e mais cinco já dentro da nova realidade. O treinamento prevê ainda o manejo do novo maquinário, totalmente doado pela empresa Tetra Pak, e a utilização de equipamentos básicos de segurança. Com isso, estima-se um aumento de renda de até 50% por cooperado ao final do projeto.

Rota Reciclável
O projeto Rota Reciclável é um convênio entre a Prefeitura de Itatiba e a Concessionária Rota das Bandeiras, no valor de R$ 1, 5 milhão, que prevê a construção de uma usina de reciclagem modelo, a total reformulação no sistema de coleta seletiva da cidade e a conscientização da população sobre a correta destinação do material reciclável. A principal ação do programa será a construção de uma usina de reciclagem modelo, implantada em uma área de 1.146 m² cedida pelo município. O local será moderno, com pátio de manejo com áreas para recebimento e armazenamento de material, vestiários, refeitório e área de lazer. Além da construção da usina e seleção dos trabalhadores, o projeto prevê atuar em outras duas frentes: conscientização e profissionalização.