28/11/2014 - 10:41:56
MEIO AMBIENTE: Professores da rede municipal participam de oficina de estudo socioambiental
Ter, 08 de Outubro de 2013 15:41

2013.10.07_educao_ambiental_smaa

Na última segunda-feira, dia 7 de outubro, 23 professores de História, Geografia e Ciências da rede municipal de ensino participaram da oficina ‘Leitura Socioambiental do Lugar: Metodologia do Programa Educacional Mapa'. A oficina foi promovida pela Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da Educação, e aconteceu na sala de reuniões do Planetário Municipal ‘Prof. Benedito Rela'.

A oficina propõe a metodologia do Programa Mapa (Mundo, Ambiente, Pertencimento e Ação), desenvolvida pela empresa de consultoria e editora Geodinâmica e que tem por base o ensino significativo para os alunos tomando por ponto de partida o lugar onde moram.

O objetivo da oficina é que o ensino dos professores tenha como base o entendimento da relação de interdependência entre as pessoas e o ambiente onde vivem, promovendo a educação ambiental nas diversas disciplinas curriculares.
"Os conteúdos são melhores exemplificados e entendidos quando o professor fala do local onde os alunos vivem. A proposta é que em Geografia, por exemplo, sejam trabalhadas paisagens e mapas locais, para então partir para exemplos mais globais", explicou a palestrante Célia Maria Piva Cabral Senna, coordenadora pedagógica da Geodinâmica. Célia apresentou a palestra acompanhada do coordenador Luiz Fernando M. Bissoli.