23/10/2014 - 06:41:34
MEIO AMBIENTE: Prefeitura estabelece diretrizes para ampliar o ensino de temas ambientais nas escolas
Qui, 10 de Outubro de 2013 17:06

2013.10.10_educacao_ambiental_smaa

Por meio da Resolução nº 8, a Secretaria da Educação da Prefeitura de Itatiba instituiu em setembro deste ano as diretrizes curriculares para a Educação Ambiental que devem ser trabalhadas em sala de aula em cada disciplina.

"A rede pública municipal já possui em seu currículo a Educação Ambiental, sendo desenvolvida com os alunos em diversas atividades. Com as novas diretrizes, o ensino dos temas pertinentes ao meio ambiente será ampliado de modo a fazer parte do cotidiano de todas as escolas e de todas as fases do ensino", destacou o Prefeito João Fattori.

Conforme orienta o documento, a Educação Ambiental deverá incorporada em todas as disciplinas já existentes e em todos os anos escolares, sendo trabalhada como tema transversal. A Resolução busca ampliar a discussão em sala de aula sobre o tema meio ambiente, que não se limita apenas a questões de reciclagem, economia de água ou energia. "O tema Meio Ambiente deve permear as diversas disciplinas para que a escola forme cidadãos críticos, que entendam a interação do ser humano com o ambiente em que vive e sua responsabilidade nessa relação", explicou a Secretária da Educação, Profa. Dra. Fatima Polesi Lukjanenko.

A Prefeitura também considera importante harmonizar o ensino de temas ambientais entre os professores e por isso irá promover no próximo ano capacitações para instruí-los sobre como aplicar o conteúdo do documento em suas disciplinas. "Nossa preocupação é garantir que independente da disciplina (história, geografia, ciências etc.) seja seguido um critério, uma linguagem própria no município quanto à temática Educação Ambiental", informou o Coordenador de Educação Ambiental da Secretaria da Educação, Gustavo Cosenza.

Em sala, será discutida a maneira como o ser humano gerencia os modos de consumo, produção, uso indiscriminado de recursos naturais, o que tem causado poluição e a perda da qualidade do habitat de plantas e animais com prejuízos também aos próprios seres humanos. Também serão discutidas maneiras de minimizar tais problemas. "Levar essas questões aos alunos e discutir com eles fazendo-os perceber como somos condicionados a viver é importante para fazê-los, pelo menos, refletir e questionar se estamos no caminho certo no que se refere a gerir o planeta. O objetivo das Diretrizes é, portanto, trazer à luz questões que estão ocultas em nosso cotidiano", acrescentou Gustavo.