24/07/2014 - 17:58:47
MEIO AMBIENTE: Alunos do ‘Porto Seguro’ expõem maquetes sobre saneamento básico
Seg, 07 de Outubro de 2013 10:08

2013.09.23_saneamento_smaa

Os alunos de 4º ano da Emeb ‘Profa. Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa', do NR ‘Porto Seguro', finalizaram nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, a exposição das três maquetes que elaboraram sobre o ciclo do saneamento básico. No dia 23 de setembro a escola abriu a exposição dos trabalhos para toda a comunidade e, em seminários, os alunos explicaram para as outras classes tudo o que aprenderam em sala de aula para montarem a maquete.

"Em suas pesquisas sobre o ciclo do saneamento básico, os alunos entendem que todo este processo envolve custos elevados e que é preciso combater o desperdício, por isso o trabalho nas escolas é muito importante", comentou o Prefeito João Fattori.

As maquetes são o resultado das orientações que os alunos vêm recebendo na escola para evitar o desperdício de água, ao mesmo tempo em que aprendem como funciona todo o ciclo da água, desde a captação nos rios, seu tratamento e a distribuição nas residências, bem como o tratamento do esgoto.

O projeto vem sendo desenvolvido nos 4º anos de todas as escolas da rede municipal de ensino e é uma parceria entre a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da Educação, e a Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

Livros da Sabesp

Para que as crianças confeccionassem as maquetes, a Sabesp fez a doação de 1,5 mil cartilhas educativas para a Secretaria Municipal da Educação, intituladas ‘Maquete do ciclo de Saneamento Básico com materiais recicláveis', que foram distribuídas para as escolas da rede pública, em junho de 2013. O material contém o passo a passo da montagem da maquete, com o objetivo de enriquecer o conteúdo das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

<<  Julho 2014  >>
 D  S  T  Q  Q  S  S