22/11/2014 - 22:20:20
GOVERNO: Defesas Civis da região se reúnem em Itatiba para trocar experiências
Sex, 20 de Setembro de 2013 17:50

2013.09.20_defesas_civis_troca_de_experincias_sgovRepresentantes das defesas civis de Atibaia, Valinhos, Morungaba e Socorro estiveram reunidos na sede da Defesa Civil de Itatiba para trocar experiências

Nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, representantes das Defesas Civis de Itatiba, Atibaia, Valinhos, Morungaba e Socorro estiveram reunidos na sede da Defesa Civil de Itatiba para trocar experiências sobre o compromisso Cidades Resilientes."Itatiba já deu este importante passo e agora compartilha sua experiência com os municípios que buscam cumprir esta etapa", disse o Prefeito João Fattori.

Na ocasião, o Secretário de Governo, Jefferson Cirne da Costa, recebeu os integrantes das Defesas Civis. Durante o encontro, o Coordenador Regional de Defesa Civil Sidnei Furtado Fernandes e a Coordenadora da Defesa Civil de Itatiba e Adjunta da região de Bragança Paulista, Leila Cavallaro, orientaram e auxiliaram os representantes dos municípios visitantes em seu caminho rumo ao 1º ciclo do programa da ONU (Organização das Nações Unidas). Fazer parte deste grupo equivale a dizer que a cidade apresentou avanços significativos em seu compromisso com a ONU em torno de práticas de desenvolvimento sustentável, diminuindo as vulnerabilidades e propiciando bem estar e segurança aos cidadãos.

O 1º ciclo das cidades resilientes é formado por um seleto grupo que conta atualmente com 113 membros em todo o mundo, sendo quatro deles no Brasil. Itatiba é o quinto município brasileiro a fazer parte do grupo. Além de Itatiba, estão no 1º ciclo Campinas, no Estado de São Paulo; e Rio de Janeiro, Macaé e São João da Barra, no Estado do Rio de Janeiro.

Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos. Ser uma cidade resiliente requer uma união de esforços entre governos locais e a sociedade civil. O objetivo é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos.