20/12/2014 - 07:36:47
GABINETE: Mais empresas são vistoriadas pelo Mão Legal
Qui, 26 de Setembro de 2013 22:03

Na última terça-feira, dia 24 de setembro, a Comissão Municipal de Acessibilidade realizou vistorias em mais dois estabelecimentos comerciais que manifestaram o desejo de serem certificados pelo Programa Mão Legal, da Prefeitura de Itatiba. "A adesão dos comerciantes ao Mão Legal é muito importante para que tornemos Itatiba um município mais inclusivo. Por esse motivo, a Prefeitura certifica os estabelecimentos que apresentam acessibilidade como forma de reconhecimento de toda a população. A iniciativa do Itatiba Mais Acessível partiu da nossa administração, mas o projeto de adaptar toda a cidade só se realizará com o engajamento de comércios, indústrias e da própria população", disse o Prefeito João Fattori.

As empresas Vaccini Itatiba - Clínica de Vacinação e Colégio Objetivo de Itatiba são duas das 14 empresas que solicitaram a visita técnica da Comissão Municipal de Acessibilidade e tiveram seus estabelecimentos analisados de acordo com a Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 9.050. Os locais foram visitados pela engenheira da Secretaria Municipal de Obras, Alessandra Reis Patacho e pela Coordenadora do Programa Itatiba Mais Acessível, Denise Soares de Camargo, que deram mais informações aos proprietários sobre o Programa. Após as visitas, a Comissão envia relatórios técnicos ao proprietário destacando as adaptações que estão corretas e os itens que necessitam ser adequados. Caso necessário, outras vistorias são realizadas para a realização da certificação que o proprietário pretende conquistar.

2013.09.24_mao_legal_certificao_objetivo_gab

De acordo com o Diretor do Objetivo, José Gilberto Parodi Júnior, há alguns anos foram realizadas adaptações em dois dos três prédios que compõem o colégio por conta de um aluno com deficiência de locomoção. "Nós fizemos algumas adaptações baseadas nas necessidades que tínhamos no momento, de acordo com as dificuldades encontradas pelo aluno", explicou ele. Nesses prédios há plataforma elevatória, rampas e banheiros adaptados, que precisam de apenas algumas adequações que serão estudadas, portanto deverão ser certificados com os selos de Acesso, Circulação, Acessórios e Sanitários.

A Vaccini Itatiba possui circulação acessível e deverá efetuar algumas adequações no sanitário e no acesso de entrada. "Nosso estabelecimento recebe algumas pessoas com problemas de locomoção. Quando eu li sobre o Mão Legal no jornal da Aicita me interessei em saber mais sobre a certificação", disse a proprietária e enfermeira Mariana Marchesin Bisetto.

2013.09.24_vacini_mao_legal_gab

Empresas certificadas

Os estabelecimentos são certificados com cinco selos de cores diferentes para cada tipo de adaptação: acesso (verde), circulação (lilás), acessórios (laranja), sanitários (amarelo) e sinalização (azul).

Até o momento já foram certificadas 11 empresas: Spazio Fitness (Acesso, Circulação, Sanitários, Sinalização e Equipamentos), Correios - Agência da Avenida 29 de Abril (Acesso, Circulação, Sanitários e Equipamentos), DM Café (Acesso, Circulação e Sanitários), Ditto e Feito Comunicação Visual Ltda. (Acesso, Circulação e Sanitário), Drogaria do Marcelo - Loja Prudente de Moraes (Acesso e Circulação), Escola de Ballet Nadia Grecco (Acesso e Circulação), Grupo Corcelli - Loja Marechal (Acesso e Circulação), Itatiba Shopping Center (Acesso e Circulação), Restaurante Apimentado (Acesso e Circulação), Supermercado Nações (Acesso e Circulação) e Pet Camp (Acesso, Circulação e Sanitário).

O Programa foi desenvolvido pela Comissão de Acessibilidade organizada pela Prefeitura a exemplo de outras cidades do País que já certificam ou premiam estabelecimentos inclusivos e não tem caráter fiscalizador. O objetivo é incentivar os empresários de Itatiba a perceberem as pessoas com necessidades especiais como cidadãos e consumidores que estão cada vez mais contribuindo com o aquecimento da economia.

Como participar

A empresa que realizar alguma ação que vise à adaptação inclusiva deverá comunicar à Comissão Municipal de Acessibilidade que irá realizar uma visita técnica e analisará o ambiente, de acordo com a Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 9.050. Antes mesmo de realizar qualquer obra em seus estabelecimentos comerciais, os empresários poderão solicitar a visita da Comissão, que conta com engenheiros e arquitetos preparados para dar suporte e informações sobre a maneira correta de executar adaptações de acessibilidade.

Empresários que já realizaram algum tipo de adaptação podem fazer a inscrição do seu estabelecimento a fim de receber o selo de acessibilidade ou mesmo que queiram receber mais informações sobre como funciona o Programa devem entrar em contato com a Comissão de Acessibilidade, pelo telefone 3183-0691, com Vanessa Bedani. Os estabelecimentos que receberem a certificação serão divulgados no site da Prefeitura, como forma de motivar outros empresários a aderirem ao Programa.