22/11/2014 - 07:56:07
GABINETE: Comissão de Acessibilidade da Prefeitura visita escola do Bairro dos Pires
Sex, 27 de Setembro de 2013 10:44

2013.09.26_itatiba_mais_acessivel_palestra_pires_gab

A Biblioteca da Emeb ‘Sebastião de Camargo Pires', no Bairro dos Pires, recebeu nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, a Comissão de Acessibilidade da Prefeitura de Itatiba, que apresentou a palestra ‘Acessibilidade - O Respeito às Diferenças' para 50 alunos de 7º de manhã e 30 alunos de 5º à tarde.

O Prefeito João Fattori abriu a primeira palestra com uma conversa com os alunos sobre a necessidade de se respeitar os colegas nas suas diferenças. "Acessibilidade não se trata apenas de espaços e prédios, mas também do convívio entre as pessoas, por este motivo é muito importante que saibamos a melhor maneira de agir para que todos a nossa volta sejam incluídos", disse o Prefeito aos alunos.

Nos encontros, são discutidas soluções para um ambiente mais inclusivo e, por meio de slides, os alunos conhecem exemplos de locais acessíveis com modelos de piso tátil e orientação em Braille para deficientes visuais, banheiros com corrimãos e rampas de acesso para cadeirantes, faixas de travessia elevada e guias rebaixadas.

Ciclo de palestras

A palestra, uma importante ação do programa municipal Itatiba Mais Acessível, foi ministrada por Denise Soares de Camargo, Joel Garcia e Alessandra Reis Patacho, membros da Comissão. Desde o início do ciclo de palestras, no mês de maio deste ano, mais de 1,4 mil alunos da rede municipal de ensino já puderam aprender mais sobre acessibilidade e respeito às diferenças. Serão visitadas até o outubro todas as 26 escolas do município.