19/04/2014 - 09:39:19
ECONOMIA: Prefeitura pode reduzir gasto com contas de água em 50%
Sex, 13 de Setembro de 2013 11:00

treinamento_sabesp_2
Participaram da capacitação cerca de 160 funcionários de todas as Secretarias e Departamentos Municipais

A Prefeitura de Itatiba pode reduzir o gasto com contas de água dos imóveis públicos (escolas, unidades de saúde, centros comunitários e outros) em cerca de 50%. A economia é fruto de um trabalho de conscientização desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Sabesp, com foco na medição e acompanhamento do consumo de água e, em especial, no combate ao desperdício. "Nossa equipe percebeu diferenças significativas nas contas de água de imóveis com estruturas similares. A partir daí teve início esse trabalho que já resultou em economia e, provavelmente, resultará ainda mais", comenta o Prefeito João Fattori.
A Prefeitura entrou em contato com a Sabesp e, assim, teve início o treinamento de funcionários de todas as Secretarias e Departamentos Municipais. Os encontros aconteceram às sextas-feiras no auditório do Centro Administrativo ‘Prefeito Ettore Consoline' no mês de agosto e início de setembro, reunindo cerca de 160 funcionários. "A Prefeitura observou que alguns imóveis apresentavam um consumo alto e chamou a Sabesp e as equipes de manutenção das Secretarias. Assim, em conjunto, desenvolvemos este trabalho, através do qual orientamos sobre como acompanhar e conhecer o consumo de água, detectar vazamento, manutenção. Fizemos um trabalho bastante intensivo principalmente nas escolas. Em 120 dias notamos uma redução de cerca de 50% nos valores de consumo de alguns imóveis municipais. É uma economia representativa para os cofres públicos", disse Wilson Stocco, Gerente Divisional da Sabesp.

Economia
O CAPS AD - Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas, por exemplo, apresentou queda no consumo nos meses de julho e agosto. Em junho foram consumidos 79m³, em agosto esse consumo caiu para 41m³, o que representou uma redução de 57% no valor da conta paga pela Prefeitura em agosto. A Emei ‘Faisão' também apresentou queda no consumo. De 58m³ em junho para 16m³ em agosto, uma economia de mais de 80%. Situação similar se observou na Emei ‘João de Barro', que em junho teve um consumo de 137m³ e em agosto 46m³, resultando em uma economia de mais de 90%. Também apresentaram economia a Emei ‘Tico Tico' (60%), Emei ‘Pintassilgo' (79%) e a Emeb ‘Profª ‘Maria Sales de Souza' (67%), entre outros. "Esse é mais um esforço da administração no sentido de economizar sempre e, sobretudo, eliminar gastos supérfluos. Essa ação em particular trabalha a conscientização visando o rígido controle no consumo de água. No entanto, não é somente nesse campo que a Prefeitura atua. A atenção ao consumo e aos gastos também acontece em relação à energia elétrica, telefone, combustíveis, manutenção e outros. Isso sem esquecer ainda dos gastos com grandes contratos, como a coleta do lixo, limpeza, vigilância e segurança", comenta o Secretário Municipal de Finanças, José Luiz Bueno da Cunha.

Meio Ambiente
Além de gerar economia financeira para a Prefeitura, a ação vai ao encontro das diretrizes do Programa Município Verde Azul, que englobam Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Uso da Água, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. Atuando por meio de sua comissão técnica para a elaboração das ações para o Programa Município Verde Azul, Itatiba vem permitindo que cada meta seja transformada numa mudança de hábitos e conceitos dos cidadãos itatibenses. É o caso da conscientização quanto ao uso racional da água. A administração, além de economizar o dinheiro público, dá o exemplo, que pode e deve ser seguido pela população. A ação também tem ligação com a resiliência da cidade, que está intimamente ligada com a questão do crescimento sustentável.

Consumidor
A economia na conta de água passa por cuidados simples, como o conhecimento do hidrômetro, os números que devem ser considerados para efeito de cálculo, análise do consumo, identificação de vazamentos, manutenção e conserto. São medidas que qualquer consumidor pode adotar em sua residência. A Sabesp disponibiliza no endereço eletrônico www.sabesp.com.br na aba serviços diversos dicas que podem ajudar o consumidor a reduzir sua conta de água.

<<  Abril 2014  >>
 D  S  T  Q  Q  S  S