22/10/2014 - 18:51:07
CIDADES RESILIENTES: Defesas Civis se reúnem para trocar experiências
Qua, 04 de Setembro de 2013 17:18

cidades_resilientes_2013.09.04
Itatiba deu um importante passo e agora compartilha sua experiência com os municípios que buscam cumprir esta etapa rumo à resiliência

Na terça-feira, dia 3 de setembro, representantes das Defesas Civis de Itatiba, Campinas, Atibaia e Bragança Paulista estiveram reunidos na sede da Defesa Civil de Itatiba para trocar experiências sobre o compromisso Cidades Resilientes. "A troca entre os municípios é de extrema importância, pois a resiliência se constrói não só na cidade, é preciso uma visão macro, que envolva toda a região", lembra o Prefeito João Fattori.

Durante o encontro, o Coordenador Regional de Defesa Civil Sidnei Furtado Fernandes e a Coordenadora da Defesa Civil de Itatiba e Adjunta da região de Bragança Paulista, Leila Cavallaro, orientaram e auxiliaram os representantes dos municípios visitantes em seu caminho rumo ao 1º ciclo do programa da ONU (Organização das Nações Unidas). Fazer parte deste grupo equivale a dizer que a cidade apresentou avanços significativos em seu compromisso com a ONU em torno de práticas de desenvolvimento sustentável, diminuindo as vulnerabilidades e propiciando bem estar e segurança aos cidadãos.

Itatiba deu este importante passo e agora compartilha sua experiência com os municípios que buscam cumprir esta etapa. O 1º ciclo das cidades resilientes é formado por um seleto grupo que conta atualmente com 113 membros em todo o mundo, sendo quatro deles no Brasil. Itatiba é o quinto município brasileiro a fazer parte do grupo. Além de Itatiba, estão no 1º ciclo Campinas, no Estado de São Paulo; e Rio de Janeiro, Macaé e São João da Barra, no Estado do Rio de Janeiro.

Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos. Ser uma cidade resiliente requer uma união de esforços entre governos locais e a sociedade civil. O objetivo é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos.