22/10/2014 - 19:37:24
Ciclo do saneamento vira maquete
Seg, 16 de Setembro de 2013 15:50

maquete_chico_peroba_5
O objetivo das maquetes é ensinar às crianças a importância de se evitar o desperdício da água.

Os alunos de 4º ano da Emeb ‘Cel. Francisco Rodrigues Barbosa', o Chico Peroba, colocaram em exposição, no último dia 5 de setembro, sua maquete sobre o ciclo do saneamento básico. Além de exporem, os alunos explicaram para as outras classes em seminários tudo o que aprenderam em sala de aula.

A maquete é o resultado das orientações que os alunos vêm recebendo na escola para evitar o desperdício de água, ao mesmo tempo em que aprendem como funciona todo o ciclo da água, desde a captação nos rios, seu tratamento e a distribuição nas residências, bem como o tratamento do esgoto. "Esse trabalho de conscientização é muito importante porque mostra para as crianças todo o trabalho que envolve o fornecimento de água potável e que é preciso evitar o seu desperdício para que não se torne ainda mais escassa", comentou o Prefeito João Fattori.

maquete_chico_peroba_1

O projeto vem sendo desenvolvido nos 4º anos de todas as escolas da rede municipal de ensino e é uma parceria entre a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da Educação, e a Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

Livros da Sabesp
Para que as crianças confeccionassem as maquetes, a Sabesp fez a doação de 1,5 mil cartilhas educativas para a Secretaria Municipal da Educação, intituladas ‘Maquete do ciclo de Saneamento Básico com materiais recicláveis', que foram distribuídas para as escolas da rede pública, em junho de 2013. O material contém o passo a passo da montagem da maquete, com o objetivo de enriquecer o conteúdo das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.