31/10/2014 - 06:51:47
Bombeiros e Defesa Civil realizam treinamento
Sex, 13 de Setembro de 2013 10:28

treinamento_defesa_civil

O Departamento de Bombeiros e a Defesa Civil da Prefeitura de Itatiba realizaram no último dia 7 de setembro, no estacionamento do Parque Luís Latorre um treinamento em deslizamento e terra em barranco. Na ocasião, foi simulada uma situação envolvendo três vítimas, sendo dois adultos e um bebê. O principal objetivo foi reforçar a preparação do grupo para situações de risco envolvendo socorro a vítimas de soterramento, com utilização de técnicas adequadas, e promover o entrosamento entre as diversas equipes mobilizadas para enfrentamento de desastres naturais como deslizamentos e escorregamentos. Participaram do treinamento, além de bombeiros e agentes da Defesa Civil, voluntários. A ação foi acompanhada pelo Secretário de Governo, Jefferson Cirne da Costa.

treinamento_defesa_civil_1

O treinamento vai ao encontro do compromisso firmado por Itatiba com a ONU (Organização das Nações Unidas) visando a resiliência, que envolve ainda práticas de desenvolvimento sustentável, diminuindo as vulnerabilidades e propiciando bem estar e segurança aos cidadãos. Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos. Ser uma cidade resiliente requer uma união de esforços entre governos locais e a sociedade civil. "Sabemos que em Itatiba os riscos de deslizamentos são poucos, pois não há na cidade mais moradias de alto risco, o que nos comprovou um levantamento feito pela Defesa Civil do Estado. Ainda assim, nossa equipe está preparada para enfrentar qualquer desastre natural que possa ocorrer ou mesmo auxiliar outros municípios caso seja necessário", destacou o Prefeito João Fattori.