20/09/2014 - 00:55:19
MEIO AMBIENTE: Aterro Sanitário passa por obra
Sex, 11 de Outubro de 2013 16:48

2013.10.11_obras_aterro_smaa
O objetivo é impermeabilizar o solo e procurar atender exigências da Cetesb.

A Prefeitura iniciou nesta semana obras de colocação de mantas para impermeabilização de solo no Aterro Municipal, que fica na Estrada ‘Benedito Antônio Regagnin', no bairro do Pinheirinho. na última quinta-feira, dia 10 de outubro, as obras foram visitadas pelo Prefeito João Fattori e pelo Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Roberto Ferrari. " A questão do Meio Ambiente é muito complexa, pois envolve ações em todos os setores da administração pública. A problemática do lixo e dos resíduos está entre as prioridades desta administração e para isso deixar o Aterro funcionando adequadamente é fundamental e estamos trabalhando com afinco para isso", disse o Prefeito.

2013.10.11_obras_aterro_pref_smaa

"A Prefeitura tem buscado as melhores soluções possíveis para a questão da destinação dos resíduos sólidos. Recentemente, o município de Itatiba recebeu a melhor classificação do IQR para a destinação desses resíduos e busca permanecer neste mesmo patamar, objetivando minimizar ao máximo os impactos ambientais do descarte do lixo", completou o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Roberto Ferrari.

As obras fazem parte das adequações para atender as exigências técnicas da Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, visando a reativação do Aterro. Além da manta impermeabilizante, a área também está recebendo obras de ampliação da rede de drenagem de gases e lixiviados (chorume). No local, já foi construído um dique de contenção e a reforma de taludes, com plantio de grama. Após as obras, e, devidamente vistoriado pela Cetesb, o local estará apto a receber os resíduos sólidos domiciliares produzidos no município.

Enquanto o Aterro Municipal passa pelas adequações, os resíduos sólidos gerados em Itatiba estão sendo levados até o Aterro Sanitário da empresa Estre Ambiental, no município de Paulínia. Após as adequações, o Aterro será novamente avaliado pelos técnicos da Cetesb para sua liberação.

<<  Setembro 2014  >>
 D  S  T  Q  Q  S  S