20/10/2014 - 17:44:04
AÇÃO SOCIAL: Itatiba conta com dois novos CRAS
Seg, 07 de Outubro de 2013 16:20
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, implantou dois novos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) na cidade. O CRAS III - NR Porto Seguro / Dr. Pimenta foi criado no último dia 25 de setembro e o CRAS IV NR Corradini / Jardim Harmonia no último dia 1º de outubro. Com a implantação destes dois serviços, a população atendida nesses locais passa a ser referenciada no MDS - Ministério do Desenvolvimento Social, podendo contar com serviços socioassistenciais executados por assistentes sociais e psicólogos que compõem as equipes de referência de atendimento da Proteção Social Básica. "Nossa rede de assistência social está cada vez mais forte, garantindo o apoio necessário àquela porção da população que mais precisa. Somada à visão de dar condições de independência, essa estrutura vem ajudando a diminuir as desigualdades sociais, criando uma Itatiba mais justa e humana", disse o Prefeito João Fattori.

CRAS III
A criação das novas unidades de CRAS ajudam a descentralizar o serviço, facilitando o acesso da população. O CRAS III - Porto Seguro / Dr. Pimenta está instalado provisoriamente no espaço físico do Centro Comunitário do Cecap, localizado na Rua João Atílio Franciscon, s/n - Praça Tonico Machado, e abrange os bairros Porto Seguro, João Maggi, Roberto Panzarin, Fioravante Polessi, Pedro Costa, Dr. Pimenta, Itatiba Park, Santa Rosa, Engenho, Giardino D'Itália, Bela Vista, Vila Lanfranchi, Santa Luzia, Jardim Arizona, Jardim Ester, Jardim Stella, Jardim De Lucca, Jardim da Luz, Vila Cremonesi, Santa Clara, Encosta do Sol, Aparecidinha, Pinhal, Nova Xampirra, Chavini e Castro, Venda Nova, Parque da Fazenda, Mato Dentro, Itapema, Tapera Grande, Parque São Gabriel, Paraíso, Fazenda Alagado e Fazenda Santana.

Coordenado pela Assistente Social Angela Costa, o novo CRAS conta com a seguinte equipe de profissionais: Assistente Social Elisangela Trindade, Psicólogo Fausto Menon, Auxiliar Administrativo Felipe Diego Sateli e as colaboradoras Antonia Honório e Cícera Caetano.

CRAS IV
O CRAS IV - Corradini / Harmonia está instalado no Centro Comunitário do NR 'João Corradini', localizado na Rua José Pretti, 260, e abrange os bairros: Corradini I e II, Abramo Delforno, Jardim Nardin, Vila Jarussi, Novo Horizonte, Santa Cruz, Jardim Maria, Jardim Alice, Vila Cristo Redentor, Vila Momentel, Vila Fassina, Av. Prudente de Moraes, Corintinha, Vila Parodi, Vila Mutton, Parque Ferraz Costa, Vila João Penteado, Jardim Nice, Jardim Regina, Jardim Anieli, Vila Vale Verde, Vila Capeletto, Jardim Delforno, São Caetano, Nova América I e II, Vila Ravena, Morrão da Força, Santa Adelina, Vila Helena, Terras de Santa Cruz, Vilage Piomanti, Jardim Salessi, Bairro da Ponte, Olaria do Rossi, Olaria do Belgine, Ponte Nova, Jardim Leonor, Fazenda Pereiras, Vivendas do Engenho D'agua, Olho D'agua (Fazenda Santa Maria), Atibainha, Bairro dos Lopes, Chácara Boa Fé, Fazenda Malabar, Bairro da Posse, Jardim Harmonia, Jardim Esplanada, Jardim Flamboyant, Verona, Jardim América, Jardim Botânico, Rei de Ouro, Jardim Santo Antonio, Jardim Morumbi, Recanto do Parque, Jardim Alves Silva, Jardim São João, NR Carlos Borella, Vila Santa Terezinha, Jardim América, Vila Centenário, Jardim Lucia, Parque Elisa Tescarollo, Jardim Amélia, Jardim Vitória, Jardim México, Jardim Galetto, Central Park I, Cidade Jardim, Jardim Matheus, Jardim Tereza, Parque São Luiz, Av. Barão de Itapema, Rua Pizza e Almeida, Vila Rita, Portal da Colina, Travessa São Valentin, Parque São Vicente I e II, Av. Comendador Franco, Rua Benjamin Constant, Rua Campo Salles, Jardim Aurélia, Jardim São José, Loteamento Hercules, Chácara Piovesana e Vila Cegatto.

Coordenado pela Assistente Social Lourdes Aparecida Fumachi Bredariol, o CRAS IV conta com a seguinte equipe de profissionais: Assistente Social Adriana do Carmo, Psicóloga Roselaine Fernanda Barbosa, Auxiliar Administrativo Rafael Lopes da Silva e as colaboradoras Ismênia Macedo Bartolomeu, Tereza Aparecida Cardoso, Lourdes Maximo Oliveira.

Além do atendimento psicossocial, as unidades de CRAS também oferecem serviços de convivência para crianças, adolescentes, adultos e idosos por meio de cursos e oficinas de artesanato, dança, atividades recreativas, capoeira, karatê, culinária, informática e corte e costura. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. "Nossa equipe busca aqueles que precisam, muitas vezes em ações in loco, como no caso do Quilombo Brotas, recentemente visitado pela Ação Social. Estar próximo da população possibilita uma ação mais efetiva e os novos CRAS ampliam o alcance do nosso trabalho", disse o Secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno.