18/10/2021 - 01:49:44
ARTE: "Punhados de Possibilidades" traz esculturas, fotos, telas e instalação
Sex, 14 de Janeiro de 2011 00:00

Os amantes das belas artes em Itatiba contam com uma boa opção neste mês de janeiro. A mostra ‘Punhados de Possibilidades' apresenta ao público as diversas facetas do trabalho da artista plástica Iluá Hauck da Silva.

A abertura oficial aconteceu na noite de ontem, com a presença do vice-prefeito Dr. Ariovaldo Hauck da Silva e outras autoridades municipais. Esta é a primeira exposição individual no Brasil da artista radicada em Londres há mais de treze anos. Na mostra, Iluá apresenta obras de projetos diferentes, incluindo esculturas, fotos, telas e uma instalação. "Procurei utilizar os limites de espaço e de transporte das obras como definidores da mostra, gerando uma pluralidade temática, o que a permitiu extrapolar os limites práticos de forma conceitual", explica. Por isso, a exposição foi intitulada 'Punhados de Possibildades' - ou seja, os trabalhos que puderam ser trazidos para o Brasil se desabrocham em possibilidades múltiplas quando colocados lado a lado no Museu Padre Lima.

"A exposição ‘Punhados de Possibilidades' aponta, de fato, para vários caminhos e possibilidades. Apoiando-se em diversos suportes, esta mostra apresenta uma instalação inusitada, objetos e fotos que trazem a expressão por vezes crítica da artista. Some-se a isso uma dose de ousadia com uma pitada de atrevimento e o resultado poderá causar polêmica ou, no mínimo, certo frisson. Indiferença jamais", comentou o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Luis Soares de Camargo. Estão na mostra obras públicas, parte do ´Poster Project´ (Projeto de Posters) que foram expostas no bairro artístico de Londres, Shoreditch. São os pôsteres ‘Salomé' e ‘Seja Minha Família Medici', que articulam idéias sobre a relação entre artistas e patronos, assim como a viabilidade da democratização da arte e a eficácia da arte pública.

Inédito

Obras inéditas, como ‘Luxuria', ‘Decadência', ‘Opulência' e ‘Nobreza', parte do novo projeto de Iluá, intitulado ‘Novo Puro Prazer Estético', também estão na mostra. "Estas obras criticam a arte contemporânea conceitual que é pobre em termos de técnica e faz um comentário sobre a superficialidade e transição das riquezas materiais, apresentado de forma visual", conta a artista. Esse paradoxo (crítica à arte conceitual de forma conceitual através de obras feitas com técnicas elaboradas) estabelece uma dialética, o que é fundamental para o desenvolvimento dos pensamentos e idéias do público que se interessa e interage com a arte, pois como disse o filósofo húngaro George Politzer "quem diz dialética, não diz só movimento, mas, também, autodinamismo". ‘Punhados de Possibilidades' tem intenção de instigar: uma reflexão sobre o autodinamismo em cada um de nós.

O Museu fica aberto ao público de terça à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h. Visitas monitoradas para grupos e escolas devem ser agendadas no Museu, que fica na Praça da Bandeira, 122 - telefone 4524-1264.

eouve

top_coronavirus