Prefeitura de Itatiba

15/07/2018 - 16:03:04
top_educacao

2016.08.02_projeto_palma_emeb_basilio_consoline_seduc_6

Endereço: Avenida Luciano Consoline, nº 600 - Jardim de Lucca
Telefone: (11) 3183-0678

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Educação, busca dar atendimento democrático e de qualidade às questões relacionadas à educação escolar no município. Democracia na educação significa, especialmente, incluir todos no ensino fundamental e o máximo possível na educação infantil para, desse modo, atingir a universalização do ensino.

A educação pública não pode ser elitista, o que significa que há a inclusão de todos e uma atenção contínua com a evasão escolar. Ao mesmo tempo em que priorizamos necessário para o sucesso do aluno, procuramos cuidar daqueles que demonstram dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, tanto nas aulas regulares quanto por meio de projetos.

A qualidade é pensada em todos os níveis de governo e, ao sugerir os Parâmetros Curriculares Nacionais e elaborar avaliações sistemáticas, o governo federal estabelece diretrizes que norteiam os diversos sistemas escolares. Essas diretrizes estão articuladas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9394 de 1996, que inspira a organização da educação escolar, e estabelece como necessária uma aprendizagem efetiva que garanta o desenvolvimento pleno do aluno e o exercício da cidadania.

Educação além da aula

Complementando a jornada escolar, diversos projetos atendem alunos de níveis de ensino diversificados e trazem novos objetivos para a educação pública da cidade.
A educação especial, destinada àqueles que apresentam dificuldades específicas ou que se destacam nas diversas áreas do conhecimento, é uma modalidade que acompanha os níveis de ensino (educação infantil e fundamental) e integra a rede regular.

Inclusão

Recursos e programas atendem sua especificidade, quando necessário, e são destinados àqueles que apresentam dificuldades específicas e também aos que se destacam nas diversas áreas do conhecimento.

A Secretaria de Educação, ao elaborar suas diretrizes, considerou o plano de governo para a educação e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) com suas 28 diretrizes estabelecidas no "Compromisso Todos pela Educação".

 

anderson_wilker_sanfins_-_sedu
Anderson Wilker Sanfins
Secretário de Educação

Anderson Wilker Sanfins é itatibense. Mestre em Educação, na linha de História, Historiografia e Ideias Educacionais pela Universidade São Francisco e também Especialista em Administração de Empresas, também pela Universidade São Francisco.

Foi eleito e reeleito Diretor da ETEC Rosa Perrone Scavone por alunos, professores e funcionários, cargo que ocupou durante oito anos. Em sua gestão, a ETEC venceu prêmios nacionais de qualidade de ensino, como o “Construindo a Nação” (5 vezes entre 2010 e 2014); 9 medalhas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, 8 na Olimpíada Brasileira de Astronomia, 4 na Olimpíada Brasileira de Matemática e 1 na Olimpíada Brasileira de Física. A ETEC também venceu a Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (2014) e a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (2014).

Também foi professor e coordenador das áreas de Informática e Eletrônica na ETEC Rosa Perrone Scavone, professor adjunto da Faculdade Anhanguera de Valinhos, nos cursos de Administração, Ciência da Computação e Pedagogia e Coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade Anhanguera. Também foi Professor dos Cursos de Educação Continuada, Eletrônica Analógica e Instalações Elétricas Prediais no SENAI.

É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional do Centro Paula Souza e Membro das Escolas Associadas à UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Tem diversos artigos publicados em Congressos, Seminários, Revistas e Simpósios, além de capítulos publicados nos livros: “Patrimônio Artístico, Histórico e Tecnológico na Educação Profissional” e “Patrimônio, Currículos e Processos Formativos: memórias e história da educação profissional”.

banner_iptu_2018

banner_atribuicao_aula
banner_aux_transporte
banner_calendario
banner_catabugiganga
banner_programacao_melhor_idade
banner_parquimetro