Prefeitura de Itatiba

22/05/2017 - 12:20:27
top_cultura_turismo
Turismo

Itatiba - que em tupi-guarani significa ‘muita pedra' - é carinhosamente chamada por seus moradores de "Princesa da Colina", título que conquistou por seu relevo acidentado. Do topo de suas colinas é possível apreciar as belas vistas da cidade e contagiar-se com sua beleza natural, cultural e histórica.

A cidade conquista visitantes de todo o País com o seu excelente clima e atrativos. Localizada a 80 km de São Paulo, Itatiba se desenvolve preservando a qualidade de vida. Com mais de 100 mil habitantes, o município, conhecido por seu setor moveleiro, conserva o ar interiorano que faz de seu povo pessoas simpáticas e hospitaleiras.

Sua rede hoteleira, que conta com hotéis, pousadas, SPA e hotéis fazenda, garante uma estadia tranqüila e de qualidade. A gastronomia se destaca na variedade dos seus bares e restaurantes. As praças públicas, os Parques Luis Latorre e Ferraz Costa, oferecem belas paisagens e excelentes opções de esporte e lazer.

O Roteiro turístico é diversificado. O Centro Histórico conta com prédios e igrejas preservadas que marcaram a história da cidade, e sua memória é resgatada pelo Museu Municipal e pelo Arquivo Público Municipal. A Praça da Bandeira, com seu tradicional Coreto, a Basílica de Nossa Senhora do Belém,os casarões do Século XIX e o centro comercial, simboliza bem as cidades do interior. O local é palco das apresentações da centenária Banda Santa Cecília e dos Seresteiros, grupo de músicos que preserva a rica tradição das serestas.
Outro destaque do centro, que merece uma visita é o Mercado Municipal. Instalado nas dependências de uma antiga fábrica de fósforos construída na primeira metade do século XX. No seu interior podemos encontrar produtos cultivados nos sítios e chácaras do município numa variada gama de estabelecimentos comerciais. O Mercadão também conta com uma deliciosa e aconchegante praça de alimentação, área verde, espaço de convivência e amplo estacionamento.

No Roteiro Rural o destaque é o contato com a natureza. O turista pode degustar delícias da fazenda como queijos, pães, bolos, geléias, sucos etc. Dependendo da época do ano, é possível visitar plantações de morango, uva ou o caqui; a fruta típica de Itatiba, que tem a sua festa anual em abril: a Festa do Caqui e Cia. O evento recebe anualmente a visita de mais de 150 mil visitantes. Nesse roteiro o turista pode conhecer ainda o Zooparque Itatiba, O Mundo dos Animais, localizado em uma fazenda com 100 alqueires, com área de Mata Atlântica totalmente preservada.

São muitos os motivos que nos fazem ter certeza de que você vai se apaixonar por Itatiba.

Seja bem vindo. Itatiba espera por você!

banner_atribuicao_aula
banner_aux_transporte
banner_calendario
banner_parquimetro