Prefeitura de Itatiba

18/10/2021 - 03:24:12
top_cultura_turismo
Museu Histórico Municipal 'Pe. Francisco de Paula Lima'

museu

O edifício colonial "Solar dos Godoys Moreiras" construído em 1875, foi restaurado para abrigar o Museu "Padre Lima" no ano de 1996. O processo de restauração foi criterioso, com destaque para o cuidado com as pinturas decorativas das paredes internas. O Museu é temático e dinâmico. Mantém uma exposição permanente - "Caminhos do Passado", que conta a história de Itatiba, e exposições temporárias com temas específicos, voltados a registrar, preservar e mostrar nossa trajetória histórica. Também funciona muitas vezes, como centro cultural, absorvendo diversas exposições culturais e artísticas.

O material produzido e exposto pelo Museu também serve como fonte de pesquisa, ajudando principalmente os alunos das escolas do município e como fonte para teses e dissertações.

ACERVO

O acervo do Museu "Padre Lima" é eclético, conta com os mais variados objetos, móveis, instrumentos, fotografias, quadros, máquinas, objetos, fotografias, roupas, instrumentos de trabalho, utensílios domésticos, material odontológico, material impresso sobre fotografia, revistas, dinheiro e moedas; além de uma importante coleção iconográfica de quadros e retratos de itatibenses do século XIX.

Livros antigos também fazem parte do acervo, muitos deles produzidos em nossa cidade, datados de 1833, além das primeiras edições da "Crônica de El Rei" de Fernão Lopes (1646) - e das "Ordenações Filipinas" (1743), doze livros de compra e venda de escravos, transações feitas na cidade de Itatiba entre os anos de 1861 até 1880 e, parte do acervo inicial da Biblioteca Municipal Francisco da Silveira Leme, de clássicos, em sua maioria em língua estrangeira - francês e inglês.

Somam ainda documentos, atas e livros de entidades itatibenses como a da Sociedade de Mutuo Socorro Giuseppe Garibaldi (sociedade formada por italianos, fundada em Itatiba no ano 1892); os livros caixas e de funcionários da Estrada de Ferro Itatibense, extinta em 1952; e livros históricos da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba;

Coleções dos jornais A Gazeta de Itatiba, O Itatiba, O Progresso de Itatiba, O Grito, O Ramo, A Reacção, A Tribuna, Jornal de Itatiba - diário, Tribuna do Povo, Nosso Jornal e Folha da Cidade completam o acervo do Museu "Padre Lima"

Endereço:
Praça da Bandeira, 122 - Centro
Fone/fax: (11) 4524-1264

Horário de funcionamento:
Terça a sexta, das 9h às 18h.
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

eouve

top_coronavirus

botao_exames

botao_vacinometro

botao_telecovid

botao_audienciaspublicas

top_turismo

top_aldir_blanc

iptu_2021

Legislação Tributária ISSQN

taxa_licenca_2019

produtor_rural

boto-nsfe

banner_botao_cupom_fiscal

banner_ouvidoria

banner_atribuicao_aula
banner_aux_transporte
banner_catabugiganga